Natal segundo Guimarães Rosa e Chico Xavier
TADEU ARAÚJO – Sobre o Natal, escreveu o consagrado escritor brasileiro (e mineiro), gênio da literatura mundial, João Guimarães Rosa: “É Natal, o menino nasceu, o mundo tornou a começar.”
Se examinarmos bem o que o João disse e escreveu é a mais clara das verdades. O menino que nos nasceu no Natal mudou o nosso mundo e as pessoas. Pregou-nos o bem, o amor e a fraternidade… Depois Dele, apesar de nossas misérias milenares, um novo mundo tornou a começar para melhor. Disto não tenhamos dúvidas.
Veja uma pequena amostra do que o Menino, mais tarde, ensinou para toda a humanidade: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.”
E no seu antológico Sermão da Montanha, o das bem-aventuranças, Jesus abriu novos caminhos para uma nova humanidade.
“Vendo aquelas multidões, Jesus subiu a montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. Então abriu a boca e lhes ensinava dizendo: ‘Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o reino dos céus: os que choram, porque serão consolados; os mansos, porque possuirão a terra; os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados; os misericordiosos, poque encontrarão misericórdia; bem-aventurados os de corações puros, porque verão a Deus; os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus'” (Evangelho de São Lucas 6, 20, 49).
Natal segundo Chico Xavier
Chico Xavier, este excepcional mineiro, eleito recentemente a maior personalidade do Brasil de todos os tempos, autor de vários poemas escritos ou psicografados por ele em mais de 400 livros que escreveu em vida, fala num Natal de bondade, de caridade, de amor, de irmandade. Convido nossos leitores a apreciar trechos desses poemas.
“Em toda a idade / É sempre nova alegria, / Mas nos dons da caridade / O natal é todo dia.’’
“Meu amigo não te esqueças / Pelo natal do Senhor, / Abre as portas da bondade / Ao chamamento do Amor”
“Reparte os bens que puderes / Às luzes da devoção / Veste os nus. Consola os tristes na festa do coração.”
“Natal! Festeja esquecendo / quaisquer preconceitos vãos… / Natal é Jesus dizendo / Que somos todos irmãos.” (Natais psicografados por Chico Xavier)
Mensagem de Natal para os leitores
Aos leitores e leitores desta coluna e do Jornal de Negócios, companheiros de jornada na imprensa bom-despachense, desejamos, em 2023, um natal feliz como o que vocês sabem criar e viver, um Natal de paz, amor e fraternidade. Um natal santo e maravilhoso em suas casas, em suas famílias e em seus corações. (Portal iBOM / Tadeu de Araújo Teixeira é professor, escritor e fundador da ABDL / Fotos Arquivo)