Samira e Vander: paixão por livros, arte e literatura
Dois irmãos, dois talentos: Samira e Vander. Duas trajetórias profissionais distintas e muitas paixões em comum: artes, literatura e escrever, entre outras. A educadora Samira Araújo e o filósofo Vander André Araújo, bom-despachenses, dividem também o mesmo idealismo, a paixão pela terra natal e uma vontade muito grande de contribuir para transformar o mundo.
Samira fez carreira no ensino em todos os níveis. Atualmente, é analista educacional da Secretaria de Estado da Educação, em Belo Horizonte. Vander, bancário aposentado, filósofo e advogado, não perde o pique e circula entre Bom Despacho e a capital. Como colunista do Jornal de Negócios / Portal iBOM, esbanja conhecimento e paixão pela vida, pelas pessoas e pela cultura de Bom Despacho.
Lançamento de livro
Movida por esses ideais de transformação, Samira organizou e publicou o livro “Coletivas e Singulares: memorias escolares de estudantes de Pedagogia (2023)”. O trabalho, feito em conjunto com o professor Luciano Mendes, foi lançado dia 20/11 e traz 32 textos de estudantes de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG, em Belo Horizonte/MG.
De acordo com Samira, a obra aborda os desafios enfrentados pelos professores na educação básica. “Trata-se de um livro que busca valorizar a autoria e promover o reconhecimento de futuros professores, em sua maioria estudantes negras”, disse Samira ao portal iBOM.
O livro está disponível gratuitamente em edição digital. Clique AQUI para baixar. Os interessados na obra impressa podem compra-la no site poloumaum.com.br.
Vander no Festival Literário Internacional
Vander André Araújo também foi mostrar seu talento no Festival Literário Internacional realizado na capital mineira dia 18 de novembro. Lá ele fez o lançamento dos livros “Roupa Suja de Inconfidente” e “Pode Durar o Tempo de Uma Música”, reforçando a presença de Bom Despacho no evento. “Ambos os livros trazem passagens sobre a cidade abordando a memória e a cultura bom-despachense”, afirmou.
Vander confirmou para o portal iBOM, em primeira mão, que em março de 2024 lança seu 3° livro. A obra também fará referências a Bom Despacho e à Língua da Tabatinga. (Portal iBOM / Fotos: Arquivo pessoal Samira e Vander)
Um privilégio para a família e para o município ter Samira e Vander como representantes da literatura. O mundo da criança se abre a partir da leitura, penso eu, e quanto mais produzirmos obras de qualidade maior chande de criarmos cidadãos mais felizes e mais preparados para desenvolver um mundo mais justo e melhor para todos.
Que honra ver escritores bondespachenses e amigos contribuindo com suas produções para a arte, a literatura e a produção de conhecimento acadêmico. Parabéns!!!