Primeira coluna de Tadeu no jornal foi em 1992
O professor Tadeu de Araújo Teixeira, 80 anos, é o mais antigo colunista do Jornal de Negócios. Ele começou a escrever em janeiro de 1992 no então Jornal da Cidade – que depois foi incorporado ao Jornal de Negócios.
VEJA TAMBÉM:
Professor Tadeu: o mestre chega aos 80 anos
Tadeu deu aulas durante 60 anos, fundou jornais e Escola
Em sua primeira coluna, intitulada “Nossa Terra, Nossa Gente”, Tadeu contou da comemoração dos 100 anos da professora Juscelina Alves, que reuniu familiares e amigos em missa celebrada na Capela da Santa Casa pelo padre Pedro Lacerda. “A aniversariante secular, lúcida e emocionada, de tudo participou, recebendo beijos e abraços revelando uma ternura e uma sabedoria tão grandes que pudemos sentir, mas não avaliar. Quem pode medir a sabedoria e a ternura de um coração que há cem anos pulsa sem cessar, no aprendizado de uma vida tão longa?”, escreveu o colunista.
Na mesma coluna Tadeu falou também da celebração dos 25 anos de vida monástica da Irmã Maria José, monja beneditina bom-despachense, celebrada em Juiz de Fora.
Também contou, na mesma edição, que o professor Majela, após 40 anos vivendo e lecionando Português, Matemática, Música e Latim em Bom Despacho, já com a saúde abalada, havia voltado para sua terra natal, Capelinha/MG, para ficar junto dos parentes. “Bom Despacho perdeu com a partida do professor Majela, alguém que com sua presença física e intelectual por quase 40 anos modificou o perfil cultural de nossa gente e de nossa terra”, escreveu Tadeu em 1992.
Por fim, ele noticia, na mesma coluna, a eleição de Aelton Lobato para a presidência do Clube Bom Despacho no biênio 1992-1993, sucedendo a José Maria Rocha.
Textos de Tadeu resgatam a alma bom-despachense, destacou jornal
Em janeiro de 1992 Tadeu Araújo era anunciado como novo colunista:
“A partir desta edição o jornal terá, em suas páginas, a presença de um dos mais consagrados e respeitados articulistas da cidade: o professor Tadeu de Araújo Teixeira.
Pessoa de destaque no cenário sócio-cultural do município, conhecedor da história bom-despachense e de sua gente, Tadeu traz para o jornal sua pena privilegiada.
Às vezes saudosistas, às vezes críticos, outras vezes amenos, seus textos buscam resgatar e elevar a alma bom-despachense, os feitos de seu povo e até a própria história do município”. (Reportagem Portal iBOM / Foto do alto: coluna “Nossa Terra, Nossa Gente” inaugurou espaço de Tadeu Araújo no jornal / Arquivo Jornal de Negócios).
Pingback: Tadeu deu aula durante 60 anos, fundou jornais e Escola - iBom
Pingback: Professor Tadeu: o mestre chega aos 80 anos - iBom