Bombeiros são acionados para capturar tamanduá e até onça
O Corpo de Bombeiros teve um dia agitado hoje em Bom Despacho. Às 19h40 desta terça-feira (31), quando o Portal iBOM fez contato com um dos integrantes da corporação na cidade, a equipe que pegou serviço às 7h30 ainda não havia conseguido retornar ao quartel. Segundo a fonte ouvida pelo Portal iBOM, eles continuavam nas ruas atendendo ocorrências de risco de queda de árvores em vários pontos de Bom Despacho.
Tamanduá
Duas das ocorrências atendidas nesta terça-feira envolveram presença de animais selvagens na zona urbana. Na primeira, os Bombeiros foram chamados para capturar um tamanduá bandeira que andava pelas dependências do MartMinas, na avenida Dr. Roberto. Ao chegar no local a guarnição encontrou o animal numa parte alta do terreno, em local de difícil acesso. Por isso a equipe foi levando o tamanduá até uma área plana visando facilitar sua captura. A captura de répteis e animais selvagens é feita utilizando o cambão veterinário – uma haste metálica com laço na ponta. Mas pegar um tamanduá não é tarefa simples porque ele é um animal esguio, o que dificulta travar o laço do cambão na sua cabeça sem ferir o animal.
As tentativas de captura deixaram o tamanduá muito agitado e ele acabou fugindo e entrando no canal do Córrego dos Machados, no meio da avenida. De lá ele desceu córrego abaixo sempre acompanhado pelos Bombeiros. Ao chegar no final da canalização, no bairro do Rosário, o tamanduá subiu no barranco e se embrenhou numa área de mata próxima. Os Bombeiros informaram que essa região de mata “é bem preservada, possibilitando abrigo e proteção” para que o tamanduá “não seja atacado por
pessoas ou animais domésticos”.
Onça
A corporação também foi acionada por pessoas que afirmaram ter avistado uma onça nas proximidades do supermercado Fidelis da avenida Dr. Manoel Pereira – conhecida como Rua da Linha -, na área central da cidade. Mas segundo os Bombeiros, ao chegar no local indicado a guarnição não encontrou mais sinais da suposta onça. “A equipe percorreu o perímetro, mas não avistou o animal e nem rastros dele”, informou a corporação à imprensa. (Reportagem Portal iBOM / Vídeo e foto publicado em redes sociais).