Campanha incentiva a denunciar violência contra mulheres
Aplicativo gratuito de celular ajuda as mulheres e permite criar rede de proteção.
O Governo de Minas lançou na última semana uma campanha para combater casos de violência contra mulheres. A campanha convoca a população a denunciar essas ocorrências e ressalta que “em briga de marido e mulher se mete a colher sim”.
Em Minas, uma mulher morre vítima de violência doméstica a cada dois dias. É o Estado com maior número de feminicídios no Brasil. Em 2022, segundo relatório da Polícia Civil, 163 mulheres foram vítimas de feminicídio no Estado. No mesmo período houve também 195 tentativas de feminicídio.
Os crimes são cometidos quase sempre por maridos, namorados e ex-companheiros, entre outros. Na metade dos casos, as mortes são provocadas por facas, tesouras e canivetes.
A expressão “feminicídio” é usada para definir morte violenta de mulher em decorrência de gênero, motivada por violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de mulher. É classificado como crime hediondo no Código Penal.
A campanha lançada pelo Governo de Minas visa impedir as mortes e assegurar que agressores sejam presos. Para isso ela estimula a população a denunciar casos de ameaça e violência pelo telefone 181, número do Disque Denúncia. A ligação é gratuita e quem liga não precisa se identificar.
Em situações de emergência, as denúncias podem ser feitas também para a Polícia Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 197. Ocorrências de ameaça, lesão corporal, agressão e descumprimento de medida protetiva também podem ser denunciadas pela Delegacia Virtual usando celular ou computador. VEJA AQUI reportagem do Portal iBOM sobre a Delegacia Virtual. Acesse a Delegacia Virtual CLICANDO AQUI.
Aplicativo gratuito de celular permite criar rede de proteção
Qualquer pessoa pode também baixar gratuitamente o aplicativo MG Mulher, que está disponível para Iphone e Smartphone. Esse aplicativo mostra endereço e telefones de delegacias, unidades policiais e entidades de ajuda mais próximas. Traz ainda vídeos, áudios e textos para orientar vítimas de violência doméstica. Além disso, o aplicativo permite criar uma rede de contato com pessoas de confiança para serem acionadas com um só clique em caso de emergência. O Portal iBOM testou os aplicativos e os disponibiliza aqui. Baixe o aplicativo para iPhone AQUI. Para Smartphone AQUI. (Reportagem Portal iBOM com informações da Agência Minas / Foto ilustrativa).