O assalto que virou meme em Bom Despacho

 

Uma tentativa desastrada de assalto à loja do Empório Cardume, na rua Padre Vilaça, centro da cidade, no início da madrugada, repercutiu muito nas redes sociais de Bom Despacho. Primeiro, devido à falta de jeito do assaltante, que parecia meio perdido. Depois, pela reação inocente da única vítima que foi roubada, a empresária Rosa Maria de Araújo, 57 anos – conhecida como Rosa da Nacional Baterias – que estava chegando na hora e acabou sendo alvo do bandido. A reação dela acabou virando um meme.

“Quando o assaltante entrou aqui dentro nós achamos que era brincadeira”, afirmou ao Portal iBOM a empresária Renata Máximo (à esquerda na foto acima), 35 anos, dona do estabelecimento. Ela estava sentada na mesa com os últimos clientes da noite quando o assaltante chegou mascarado e começou a rodear a mesa. “Percebi que era sério depois que o rapaz começou a exigir dinheiro de todos. Estávamos num grupo de amigos, todos muito tranquilos, e levamos numa boa”. O assaltante queria dinheiro. Não se preocupou em pegar celulares, bolsas e outros pertences que estavam à vista. Só queria dinheiro. Enquanto ele andava pra lá e pra cá, com o braço debaixo da camisa dizendo que estava armado, um dos cientes chegou a se levantar e foi até a porta.

Apontando para as câmeras do estabelecimento, Renata ainda aconselhou o assaltante. “Vai embora. Não tem dinheiro. Vai embora. Aqui tem câmeras. Vai dar ruim pra você”.
O rapaz hesitou, viu um carro parando perto da porta do estabelecimento, saiu e foi na sua direção. Era a Rosa chegando.

O abraço

“Desci do carro sorrindo e brincando. Aí o assaltante veio na minha direção e eu abri os braços para dar um abraço nele. Achei que era uma brincadeira dos amigos que estavam dentro do bar”, disse Rosa (à direita na foto acima) ao Portal iBOM. Ela só entendeu o que estava realmente acontecendo quando gritaram do bar: “Tia Rosa, é assalto mesmo!”.

Esta foi a primeira vez na vida em que Rosa foi assaltada. “Na hora não tive medo. Foi tudo muito rápido. A ficha só caiu depois que ele correu com minha bolsa e eu entrei no bar. Aí meus amigos vieram me dar apoio”.

A empresária conta que ligou para a Polícia Militar porque na bolsa roubada estavam todos os seus documentos, além de 150 reais em dinheiro. “Não quis sair atrás do assaltante porque seria um risco. Acho que a vida vale muito mais do que ele roubou”.

Uma guarnição da PM foi até o bar, pegou o vídeo com as imagens do assalto e saiu atrás do ladrão. “Dez minutos depois os policiais voltaram com a minha bolsa, que eles acharam jogada na rua. O assaltante só levou mesmo os 150 reais. Cartões, cheque e documentos estavam todos lá. Por sorte eu estava sem meu celular na hora, porque eu o havia esquecido carregando no outro bar em que estava antes”.

O caso viu meme na cidade. “Printaram o vídeo no momento em que eu abri os braços e começaram a me enviar dizendo que queriam um abraço e 150 reais. Mas isso não vai mudar meu jeito de ser. Tomarei mais cuidado, mas continuarei saindo e encontrando os amigos para tomar cerveja”.

Já para Renata Máximo, “manter a calma naquela situação e conversar ajudou muito e pode ter evitado coisa pior, pois estamos todos vulneráveis”. Desde o episódio ela passou a fechar as portas do estabelecimento mais cedo. (Reportagem e fotos: Portal iBOM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *