Otávio e Creusa: projeto de jardim encantado no Ipê
Texto de uma entrevista com um casal dedicado a trabalhar com apoio da diretoria pela melhoria do meio ambiente no Ipê Campestre.
Há três anos, encontramo-nos com o Marcelo e sua esposa Rose plantando e cuidando de uma muda de abacate no Ipê Campestre Clube. Inspirados pela iniciativa do casal, resolvemos dar continuidade à sua ideia. O que não contávamos é como esse entusiasmo tomaria conta da gente. Começamos a comprar as primeiras mudas de frutas. Compras estas que foram feitas com recursos do nosso próprio bolso, sem nenhum custo para o clube. Adquirimos mudas dos viveiros da Rose Helen, do agrônomo Saul Pádua e do Marcelo, em Moema.
Árvores frutíferas
Conta o Praça com entusiasmo comovente: “Começamos a labuta, eu e a Creusa, capinamos, plantamos, aguamos e cuidamos incansavelmente todos os dias de pequenas mudas. Hoje contamos aproximadamente com 175 mudas plantadas, sendo 153 de mais de 50 qualidades de frutas diferentes. Chegávamos no Ipê cedo, antes dele abrir, e com uma chave a nós cedida pela diretoria, entrávamos e começávamos a aguar com muito zelo das mudinhas recém-plantadas”.
Quem visitar a lagoa do Ipê irá encontrá-las pegadinhas e bem cuidadas. Lá vai encontrar pés de bacupari, lichia, carambola, cacau, abacate, pera, caju, jabuticaba, imbu, uva do Japão, pitomba, uvaia, tamarino, amora, cajá-manga, araticum, pitanga, ingá, atemoia, araçá, jaracatiá, limão, laranja, acerola, pitaia, graviola, noni, jatobá, maracujá, cabeludinha, grumisca. Ainda há espaço e se você quer ajudar doe outras mudas.
Revitalização do lago e da ilha
“Assim como cresceram as mudas, cresceu o sonho de revitalização da ilha do Ipê. Junto com a diretoria, representada pelo Dengo Fidelis, vice-presidente do clube, começamos a buscar recursos para realização desse sonho. Conseguimos junto às arquitetas Carol e Camila um lindo projeto. Para que esse projeto consiga sair do papel estão sendo criadas ações para angariar recursos. Uma dessas ações é o ‘adote uma árvore’, com o clube disponibilizando placas com a identificação de todas as espécies plantadas. O associado poderá nesta placa homenagear pessoas e entidades e divulgar sua empresa”.
“Nosso próximo passo, junto com a diretoria do Ipê, será desassorear o lago do clube”. Caso alguém queira ajudar é só procurar o Ipê ou o Otávio Gontijo, o nosso caríssimo Praça e sua parceira nesse grande projeto, cuja execução tornará um pedacinho do nosso mundo mais bonito, mais saudável. Cheio de frutas para os pássaros e sócios do Ipê Campestre.
Exemplo de cidadania
Obrigado a esses bravos e desprendidos guerreiros da natureza e da ecologia em Bom Despacho: ao Otávio Gontijo Filho, nosso simpático e dinâmico Praça e a sua esposa Creusa. Um casal que, ao invés de deitar em berço esplêndido, foi à luta na reconstrução de um espaço maravilhoso onde a ecologia terá, ela sim, um berço esplêndido para descansar e renovar um pedaço da mãe natureza tão divino, tão agradável para o ser humano e para os pássaros e os animais. Obrigado ao Dengo Fidelis e a seus pares da diretoria do Ipê Campestre Clube e a cada indivíduo e aos empresários que estão colaborando na busca de um futuro melhor para nosso meio ambiente, muito judiado e esquecido de sua importância para a vida no Planeta Azul. Agora lembrado e tratado com carinho e amor por gente que valoriza a ecologia, como berço e mãe da humanidade. (Foto do alto: Otávio Gontijo Filho, o Praça, fazendo plantio de mudas no Ipê – Arquivo pessoal Otávio e Creusa)