Esporte em minha vida e o bom exemplo de BD

 

De domingo, 4 de setembro, a quinta-feira, dia 8, representei minha empresa, a YouGov, na BFEXPO 2022, uma feira com o tema futebol que é organizada pela CBF – Confederação Brasileira de Futebol.

Na feira estavam presentes federações regionais de futebol, muitos times, como o Cruzeiro (o pessoal do Atlético estava na feira, mas não com um stand), empresas que têm produtos para o futebol, como produtores de uniformes esportivos, produtores de grama sintética para campos de futebol, a Panini com seus concorridos álbuns de figurinhas (em alguns momentos da feira vi mais de quinhentas pessoas, crianças e adultos, pais e mães, sentados no chão da feira trocando figurinhas da Copa do Mundo), empresas de consultoria esportiva ou de pesquisa de marketing esportivo, caso da empresa na qual trabalho.

Havia também meia dúzia de campos de futebol na feira, onde ocorreram torneios de criança, adultos, homens e mulheres, campeonatos de pessoas com necessidades especiais, como deficientes visuais, pessoas com síndrome de Down, basquete de cadeirantes, entre muitas outras possibilidades.

Namorada na feira

Minha namorada veio de Bom Despacho para me visitar e se divertiu na feira. Tirou fotos com jornalistas da ESPN, com as mascotes dos times de futebol, jogou futebol “um a um” com uns jogadores mirins, relembrou sua infância ao jogar “fliperama” em máquinas conhecidas de quem tem mais de trinta anos, viu de perto “influenciadores” como Luva de Pedreiro, o pessoal dos Desimpedidos, o Falcão do futsal, além dos sósias de jogadores famosos, como Ronaldinho Gaúcho, goleiro Cássio do Corinthians, entre outros iguais a jogadores conhecidos.

Esporte em Bom Despacho

Na mesma semana que vivenciei esta experiencia na Feira BFEXPO 2022, vi uma notícia que me deixou muito feliz, mas de maneira nenhuma surpreso. Bom Despacho é a cidade que lidera as ações que oferecem atividades esportivas para sua população. Isso tem um impacto enorme nas verbas distribuídas pelo Governo do Estado de Minas Gerais para as cidades e Bom Despacho receberá uma parcela muito maior do ICMS Esportivo do que em anos anteriores. A notícia é tão importante, que reproduzirei aqui um trecho que está no site do Jornal de Negócios:

Cidade saltou da 146ª posição em 2012 para o 1° lugar em 2021 devido a investimentos do município em competições, eventos e projetos sociais e esportivos

Bom Despacho ficou em 1º lugar no resultado preliminar do ICMS Esportivo em Minas Gerais. Esse dado tem como base o ano de 2021 e foi divulgado dia 27/8 pela Subsecretaria de Esportes do Governo de Minas. Com isso, a cidade passará a receber mais verbas estaduais para investir no Esporte.

A secretária municipal de Esportes, Roberta Neves, disse ao iBOM que durante a pandemia – período em que competições coletivas e eventos foram suspensos – a Prefeitura manteve suas ações ampliando as aulas e competições online, medida que contribuiu para o bom resultado alcançado pela cidade. “Continuamos promovendo a prática do esporte em Bom Despacho por meio das aulas virtuais de karatê, dança, ioga, balé, capoeira, zumba e outras modalidades. Já no 2° semestre de 2021 a Secretaria de Esportes retomou todas as atividades presenciais e estimulou as pessoas a retomar a prática das atividades físicas. Além de projetos voltados para crianças e jovens, criamos novas ações para todas as faixas etárias e grupos especiais, como hipertensos, diabéticos, idosos e alunos da Apae”, ressaltou.
Atualmente, há 13 projetos e oficinas esportivas da Prefeitura em andamento na cidade”.

Eu não fiquei surpreso com esta notícia, pois já comentei em várias colunas, neste mesmo espaço, que ficava impressionado com a quantidade de pessoas na cidade que fazem atividades físicas como caminhada, corridas, ciclismo, futebol, peteca, entre outras possibilidades. Eu mesmo faço parte deste grande movimento, pois pertenço ao grupo de corrida de rua CorreBom, o que me orgulha muito.
Parabéns, Bom Despacho e os responsáveis por ajudar as pessoas a ter uma vida mais saudável!

Bom Despacho digitalizando…

Também no Jornal de Negócios vi outra notícia empolgante: a cidade está criando a primeira turma de um projeto para ajudar empresas da região a implementarem tecnologias digitais para melhorar o trabalho e o resultado financeiro destas firmas.
A digitalização de processos é algo inevitável em um mundo tão conectado e com tantas atividades que são realizadas automaticamente, sem necessidade de interferência humana.

Atividades repetitivas podem ser automatizadas e as pessoas que fazem estas atividades, podem e devem ser treinadas para realizar outros trabalhos mais complexos e mais prazerosos.

Toda tecnologia é bem-vinda e melhora a vida das pessoas, mas ao mesmo tempo é necessário cuidar das pessoas, treinando-as para que ganhem novas possibilidades profissionais. Um exemplo que vi em São Paulo: os cobradores de ônibus perderam seus empregos, já que foi adotado o cartão de transporte. O pagamento da viagem passou a ser feita pela aproximação do cartão em um leitor digital. Os cobradores foram treinados para virarem motoristas e continuarem empregados. A tecnologia é ótima e esses projetos de digitalização devem ser acompanhados por um cuidado especial com as pessoas que perderão seus empregos neste movimento.

A vida não é fácil…

Li no Jornal de Negócios, que o raro leitor e a rara leitora deve ter percebido que é minha ligação com Bom Despacho quando estou em São Paulo, a luta árdua do Samuel da Silva contra sua enfermidade. A luta dele é contra a doença e contra o preço do remédio. Comovido com sua situação, repito aqui o pedido do próprio jornal: Para quem puder ajudar com qualquer valor, o pix do Samuel é samuel.bd38@gmail.com.
Em um momento no qual o Brasil está dividido pelo ódio político, ajudar a alguém tão jovem a viver uma longa vida pode ser um início de uma nova vida para quem ajuda e para quem é ajudado. Boa sorte, Samuel. Torcendo por você.

Alexandre Magalhães

Alexandre Sanches Magalhães é empresário, consultor e professor de marketing, mestre e doutor pela USP e apaixonado por SP e BD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *