Incêndio atinge Reciclabom, destrói máquinas e cargas
Treze famílias que vivem da coleta, separação e venda de materiais recicláveis foram prejudicadas
Um incêndio de grandes proporções na madrugada desta quarta-feira (29) consumiu parte da sede da Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Bom Despacho (Catabom), no bairro Dom Joaquim. O fogo começou por volta das duas da manhã. Os Bombeiros foram chamados às 3h06m e trabalharam durante 6 horas no combate ao incêndio. Ao todo foram gastos três caminhões de água para conter o fogo. A Prefeitura de Bom Despacho enviou para o local um caminhão tanque e uma retroescavadeira para apoiar o trabalho dos Bombeiros.
O fogo destruiu prensa e esteira, que são os principais equipamentos usados na separação e enfardamento do material reciclável. Queimou também quase todo o estoque de material que estava no local pronto para venda. Não houve vítimas. Segundo o prefeito Bertolino da Costa, o incêndio foi criminoso. O total dos prejuízos ainda não foi apurado. Autoridades
A Reciclabom fica na Avenida Guiné Bissau, 124, no Dom Joaquim. Atualmente, 13 famílias bom-despachenses tiram seu sustento da cooperativa. Eles separam, prensam e vendem o lixo reciclável que recolhem nas ruas da cidade.
Tragédia, diz presidente
Em vídeo postado nas redes sociais, o presidente da Reciclabom, Diones dos Santos, definiu o ocorrido como “tragédia”. Segundo ele, “puseram fogo aqui, queimaram tudo. (…) Prejuízo total. Uma carga que dava mais ou menos 6 mil, 7 mil reais, tudo queimado. A coisa mais sinistra do mundo”. De acordo com Diones, essa carga seria entregue nesta quarta-feira. Mesmo diante da perda, Diones não se abateu e afirmou que “nós vamos conseguir tudo de volta, em nome de Jesus”. Veja o vídeo CLICANDO AQUI.
Apoio às famílias
O prefeito Bertolino da Costa esteve na sede da Reciclabom na manhã desta quarta-feira para ver os estragos e apurar a situação das famílias que trabalham no local. Falando com o iBOM por telefone, Bertolino elogiou o esforço dos Bombeiros e assegurou que a Prefeitura vai “dar todo o apoio às famílias que dependem da cooperativa para sobreviver”. O Prefeito também ressaltou “o importante papel da Reciclabom para o meio ambiente e como fonte de renda para essas 13 famílias que vivem da coleta e processamento do lixo reciclável em nossa cidade”. Por determinação de Bertolino, o serviço social da Prefeitura está procurando as famílias que trabalham na cooperativa para levantar suas necessidades. Assista vídeo gravado pelo Prefeito CLICANDO AQUI.
A Polícia Militar compareceu no local para dar apoio no atendimento da ocorrência. A Perícia Técnica do Polícia Civil também esteve na Reciclabom, fez levantamentos na área e vai investigar para descobrir como o incêndio começou. (iBOM / Fotos: Bombeiros e Ascom PMBD)