Lúcio Emílio lança o livro “Museu de Grandes Novidades”

 

Lançamento é nesta sexta-feira, 20/5, na Biblioteca Pública Municipal

O filósofo e escritor Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior, colunista do Jornal de Negócios, lança nesta sexta-feira (20/5) o livro Museu de Grandes Novidades (Editora Literatura em Cena, 2022). O evento será realizado na Biblioteca Pública Municipal (Avenida Ari Marques, 355 – 2° andar), a partir das 19 horas.

Museu de Grandes Novidades traz matérias publicadas por Lúcio Emílio na Internet desde 1997, críticas literárias e ensaios. O destaque é um texto sobre o escritor Oswald de Andrade com fragmentos garimpados no arquivo do escritor em 2007. Na parte final o livro reúne crônicas publicadas por Lúcio Emílio numa coluna de jornal local, já extinto, sobre personagens da cidade. Nessa parte ele inclui também a crônica “Fernando Sabino e o Maestro das Águas”, sobre o maestro Nivaldo Santiago, falecido em 2021, publicada no Jornal de Negócios. Veja a crônica CLICANDO AQUI.

No texto a seguir, o próprio Lúcio Emílio Júnior dá uma prévia sobre o livro que está lançado.

“O livro Museu de Grandes Novidades reúne crônicas publicadas no jornal O Plenário, contos curtos como Marcelino Pão e Vinho, publicado no primeiro site de literatura brasileira contendo textos de autores iniciantes a surgir na Internet, o Sarapatel dos Estetas, ainda em 1997. A página está disponível no site americano tripod até hoje. O livro traz críticas literárias, ora mais aproximadas ao ensaio, tais como os textos sobre Anelito de Oliveira (crítico literário afrodescendente e poeta de Montes Claros), Wilson Nanini (policial militar e poeta, mineiro de Botelhos, no sul de Minas) e Oswald de Andrade (segundo o jornalista Ruy Castro no Roda Viva, o único escritor a permanecer tendo importância, nos dias atuais, depois da Semana de 22 em São Paulo). Para se ter uma ideia, nesse ano de 2022, a propósito do centenário da Semana, saiu uma edição do diário de Oswald de Andrade pela Editora Companhia das Letras, uma das mais prestigiosas do país.

Em destaque nesse “Museu de Grandes Novidades”, título tirado da canção O Tempo Não Para, de autoria de Cazuza, o texto sobre Oswald de Andrade constitui-se de fragmentos inéditos em livro. Os fragmentos foram garimpados no arquivo de Oswald de Andrade em 2007, quando de um doutorado na UNICAMP (que não chegou a ser finalizado) reúne material que Oswald guardava para o terceiro livro de sua trilogia. O texto seria o Marco Zero III. Embora a pesquisa tenha sido publicada na revista Cult em 2007, ela ficou inédita em livro, devido a problemas, hoje resolvidos, com a família do escritor e a necessidade de resolver a questão dos direitos autorais.

O livro tem como parte final as crônicas publicadas pelo autor no finado jornal Correio Bom-Despachense. São homenagens a várias personagens de nossa cidade: Luiz Alberto do Estrela do Oriente, Marquinhos Bacará, Dona Sebastiana, Paré Enfermeira, Gísila Cicelaine, dentre outros. O resultado foi uma amostra do que foi a coluna “Gente é Pra Brilhar” nesse antigo periódico. O livro finaliza-se com uma carta de Mário Morais, também escritor, ao médico e poeta Celso Ribeiro, obtida pelo autor, carta essa em que ele comenta a obra de Celso Ribeiro” (iBOM / Fotomontagem enviada pelo autor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *