Município vai instalar tomógrafo na Santa Casa
O município vai comprar um novo tomógrafo digital para atender pacientes na Santa Casa. Os recursos para a compra do equipamento – no valor de R$ 1.540.261,00 – serão repassados ainda este ano pelo Governo de Minas ao Fundo Municipal de Saúde.
A Prefeitura é quem vai escolher e comprar o tomógrafo. “Queremos um equipamento top de linha. Se necessário, o município vai complementar o valor com recursos próprios para garantir a compra de um tomógrafo capaz de atender os casos mais complexos”, afirmou ao Jornal de Negócios a secretária municipal de Saúde, Neide Braga.
O novo tomógrafo será colocado na Santa Casa para atender aos pacientes internados no hospital, prioritariamente pelo SUS. Segundo o prefeito Bertolino, já foram iniciados “os ajustes com a Santa Casa para que este tomógrafo seja instalado no hospital”. Para isso será feito um aditivo contratual incluindo a realização de tomografias pela Santa Casa. A previsão da Prefeitura é que ele esteja instalado e funcionando no primeiro semestre de 2022.
Hoje na Santa Casa existe apenas um tomógrafo particular, que não é credenciado pelo SUS. Com isso, pacientes do SUS que precisam de tomografia são levados de ambulância para fazer o exame em outro local. Com a instalação do novo tomógrafo não haverá mais necessidade de transportar pacientes para fora do hospital.
Atendimento regional
Como Bom Despacho é sede de microrregião de saúde, o novo equipamento atenderá também pacientes encaminhados de Dores do Indaiá, Estrela do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Moema e Serra da Saudade, além de urgências e emergências que cheguem na Santa Casa vindas de outros locais. O prefeito Bertolino afirmou que o novo equipamento vai “modernizar e ampliar o atendimento hospitalar na microrregião” e fez um elogio ao “esforço do secretário de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti, e dos deputados Fábio Avelar e Antônio Carlos Arantes, para a liberação dos recursos para nossa região”.
Saiba mais
Tomógrafo digital é um equipamento moderno e mais eficiente que Raio-X e Ultrassom. Ele combina uso de Raio-X com computadores adaptados para criar imagens detalhadas de partes internas do corpo humano. É indicado para exames de cabeça, coluna, gastrointestinal e vascular, bem como para confirmação de diagnósticos através de procedimentos não invasivos. Produz imagens de qualquer parte do corpo humano com alta resolução (iBom) / Foto ilustrativa / Getty.