Renato Pinheiro assume comando do 7° Batalhão

TENENTE-CORONEL TEM 43 ANOS E É ESPECIALISTA EM SEGURANÇA PÚBLICA

Em solenidade realizada no auditório da Vila Militar na manhã desta sexta-feira (5), tomou posse o novo comandante do 7° Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Renato Pinheiro Batista. O evento foi presidido pelo comandante da 7ª Região da PM, coronel Wemerson Lino Pimenta. Devido aos protocolos para evitar a transmissão do novo coronavírus, a solenidade não foi aberta ao público. Participaram apenas autoridades civis, militares e a Banda de Música do 7° BPM.

O ex-comandante Alexandre Barbosa de Oliveira, que assume o comando do 1° BPM em Belo Horizonte, não participou do evento porque está em tratamento de saúde.

Biografia

O tenente-coronel Renato Pinheiro Batista, 43 anos, é natural de Belo Horizonte. Ingressou na Polícia Militar em dezembro de 1996. Trabalhou no 13° Batalhão, na Academia e no Estado Maior da PM e também comandou o 41° Batalhão. Entre suas especializações está a de Segurança Pública. É casado e tem uma filha.

Saudação

Saudando o novo comandante empossado, o coronel Wemerson Pimenta afirmou que Pinheiro possui “excelente currículo na Polícia Militar, já foi testado em várias pastas, em várias missões, é sempre muito bem sucedido e (…) terá sucesso aqui no comando do 7° Batalhão”.

De acordo com o comandante regional, o 7° BPM “representa a maior parte da área territorial da 7ª Região, tem o maior número de companhias, maior número de efetivo, então exige muita coordenação, muito controle. (…) Boa sorte. Conte com este comandante regional que está aqui para servir”.

 

Segurança pública não se faz sozinho, diz Pinheiro

Em seu discurso, o tenente-coronel Renato Pinheiro afirmou que “desde cadete ouvia falar do lendário Machado de Prata, nome pelo qual é conhecido o 7º Batalhão”. Segundo ele, “para descrever o significado e a importância do 7° Batalhão eu precisaria de muito tempo, e sei que todos aqui sabem muito mais do que eu sobre esta importância e significado. Sei também que várias são as pessoas que fizeram e ainda fazem parte dessa história, bem como ajudam a unidade a desempenhar seu papel”.

Tenente-coronel Renato Pinheiro, novo comandante do 7° Batalhão

O tenente-coronel Pinheiro ressaltou que “segurança pública não se faz sozinho, de maneira isolada ou singular, e sim com a participação e o envolvimento de toda a sociedade civil organizada”. Por isso, pediu o apoio das autoridades e de toda a população das 19 cidades atendidas pelo 7° BPM.

“À tropa do 7° Batalhão eu gostaria de pedir que continue desempenhando esse belíssimo trabalho, com a mesma dedicação e engajamento que resultou na redução dos índices criminais” em sua área de atuação.

Renato Pinheiro agradeceu ao comando da Polícia Militar por haver lhe confiado “o comando de tão valorosa unidade” e afirmou: “saibam que os senhores poderão contar sempre com este comandante, que continuará sendo leal, profissional, comprometido e muito dedicado, buscando a cada dia o atingimento das metas estabelecidas pela nossa corporação”.

 

Temos que ser uma polícia solidária, diz Wemerson

Falando de improviso, o coronel Wemerson Lino Pimenta, bom-despachense que comanda a 7ª Região Militar da PMMG, com sede em Divinópolis, destacou sua emoção de presidir a solenidade de assunção de comando. “Todas as vezes que adentro neste batalhão é como se estivesse entrando na minha casa. Na verdade, é a minha casa”, afirmou. “Num momento tão importante, tão tradicional do 7° Batalhão [tenho] o sentimento de alegria por estar presidindo este ato e, ao mesmo tempo, um pouco de tristeza de que não possamos estar lá no pátio [onde] desde criança assisti e participei de tantas e tantas passagens de comando – um evento grandioso, histórico, tradicional da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais”.

Coronel Wemerson Lino Pimenta, comandante da 7ª Região Militar

O comandante regional destacou: “Eu nasci aqui, sou natural de Bom Despacho, meu pai foi cabo da Polícia Militar aqui no 7° Batalhão (…). Morei no bangalô n° 10, em frente ao Coreto, e tive oportunidade de criar meus filhos aqui nesse pátio do 7° Batalhão. Estudei no colégio Tiradentes aqui em Bom Despacho (…) A Polícia Militar e o Colégio Tiradentes me proporcionaram (…) estar aqui hoje comandante da 7ª Região, mais uma vez tomado de muita emoção ao estar presidindo um ato como este”

Wemerson afirmou que o 7° é “um batalhão tradicional da Polícia Militar” onde “nós temos que ir além da nossa missão constitucional e institucional”. Segundo ele, “muito mais que isso” é necessário “exercer nossa função de ser uma polícia solidária”. E concluiu: “então, a missão no comando do 7° Batalhão (…) exige do comandante carinho, atenção respeito com toda a população, com todo o público externo que de certa forma tem vínculo com nossa Polícia Militar e, principalmente, com nosso público interno”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *