Boas lembranças: Pedrinhas nos trilhos da Maria Fumaça
A partir de agora, o site www.IBOM.com.br e Jornal de Negócios trazem a coluna BOAS LEMBRANÇAS. Nesse espaço, pessoas contarão boas lembranças que têm do passado em Bom Despacho. O objetivo é relembrar e compartilhar costumes, fatos e acontecimentos que marcaram a vida de pessoas na comunidade.
Pedrinhas nos trilhos
Uma das coisas de que me lembro com saudade é da Maria Fumaça chegando na estação ferroviária de Bom Despacho. Eu morava na rua Faustino Teixeira, abaixo do Larguinho, perto da antiga padaria do Sô Cristiano, acima de onde passava a linha férrea. Sempre que a Maria Fumaça chegava apitando a gente corria para vê-la passar. Eu tinha uns 8 ou 9 anos e brinquei muito na linha, que passava abaixo de onde ficam hoje a rodoviária e Câmara Municipal.
Gostava de colocar pedrinhas nos trilhos para ver a roda do trem passar em cima e esmagar tudo. A criançada gostava. Era uma brincadeira inocente, de um tempo que se foi, deixou saudade e infelizmente não volta mais.
Depois cresci e saí de Bom Despacho para fazer o 2° grau em Belo Horizonte. Me formei, voltei e fui trabalhar na fazenda. À noite estudava em apostilas e aos 28 anos passei no concurso da Polícia Rodoviária Federal, onde trabalhei até me aposentar. Nesse período fiz o curso de Direito na Fadom, em Divinópolis, para onde ia e voltava diariamente de ônibus.
Mas a Maria Fumaça marcou minha vida. Foi a primeira coisa de que me lembrei. Infelizmente a ferrovia foi desativada e acabou. Mas as boas lembranças ficaram.
DEPOIMENTO de Carlos Humberto de Araújo, 54 anos, casado, 3 filhos, servidor federal aposentado, advogado e produtor rural em Bom Despacho.