Cuidado. Querem roubar o seu dinheiro!
Os vigaristas estão de olho no seu dinheiro. Preferem roubar dos idosos, mas não perdoam ninguém. Segundo o Banco Central, todos os dias, 15 mil pessoas são roubadas pelo telefone. Com conversa macia, os bandidos usam e o celular e o ZAP para roubarem suas vítimas. Para não entrar no grupo dos roubados, veja abaixo como identificar o golpe e como se defender.
A ISCA
O método mais usado pelos vigaristas é a isca. Ligam para você ou mandam uma mensagem de Zap dizendo que você tem dinheiro para receber ou que você ganhou um prêmio. Aí se prontificam a ajudar você a receber logo o dinheiro.
Ligue o desconfiômetro. Dinheiro não cai do céu. Se você cair na tentação, sua cobiça vai abrir a porta para o vigarista. Veja outros conteúdos do Jornal no Instagram clicando AQUI.
O ENGODO
O engodo é diferente da isca. É algo que você esperava, mas estava demorando muito. Por exemplo, você esperava a justiça decidir sobre uma herança ou uma indenização. Talvez estivesse esperando sua aposentadoria pelo INSS. O vigarista liga, diz que é advogado, que você ganhou, e que ele vai lhe ajudar a receber o dinheiro agora mesmo.
Você fica alegre, pois vai receber um benefício ou um dinheiro que esperava havia muito tempo. Cuidado! Sua alegria com a realização de um sonho vai abrir a porta para o vigarista. O sonho vai virar pesadelo.
O MEDO
Você atende o telefone e o vigarista lhe diz que é da central de segurança do banco. Quer que você confirme se fez um PIX de tantos mil reais; ou se fez uma compra grande com o cartão de crédito. Se você ficar surpreso, assustado, ou com medo de ter sido roubado, atenção: o vigarista já deu o primeiro passo para roubar o seu dinheiro.
SOLIDARIEDADE
Você atende o telefone e uma pessoa amiga ou um parente lhe diz que precisa de dinheiro para pagar uma emergência. Está em dificuldade, e precisa agora. Por exemplo, porque aconteceu um acidente de carro, ou tem uma conta de luz vencendo no dia. E vem a promessa: quando eu chegar em casa, eu devolvo. Ou, no fim do mês eu devolvo.
Se o vigarista tocar seu coração com este pedido de socorro, diga adeus ao seu dinheiro.
CHANTAGEM E EXTORSÃO
Neste golpe, o vigarista liga dizendo que sequestrou seu filho, ou sua filha. Ele falará de forma ameaçadora, ríspida e exigirá que você mande um dinheiro para a conta dele imediatamente. Ele ameaça matar seu filho ou filha na hora, se você não mandar o dinheiro agora mesmo.
Se você se assustar e acreditar nele, e pagar, você será mais uma vítima do vigarista.
PRÓXIMO PASSO
Se o vigarista conseguir atiçar sua cobiça (isca), sua alegria (engodo), seu medo, ele já começou a lucrar. Se, na afobação, você transferir o dinheiro, você perdeu. Nunca mais terá notícia deste vigarista.
Mas, o golpe pode ser mais sério. O bandido não pede uma transferência imediata. Ele pede sua senha. Ou pede que você abra o aplicativo do banco. Não importa: se você abrir o aplicativo, ou se você passar a senha, ele vai limpar todo o seu dinheiro. Como se não bastasse, vai fazer um monte de compras no seu cartão de crédito.
ATENÇÃO: É GOLPE!
Se alguma destas coisas acontecer, desligue, porque é um vigarista tentando lhe dar um golpe:
✅A pessoa ligou e pediu sua senha. É golpe. Bancos, órgãos de governo, lojas jamais pedem para você informar sua senha pelo telefone.
✅Bancos não ligam para confirmar se você fez uma compra ou pagamento;
✅Ninguém da Justiça ou da Receita Federal vai ligar para dizer que você foi condenado e precisa depositar o pagamento agora, para não ser preso ou não ter suas contas bloqueadas;
✅Se a pessoa que ligou mostra pressa, dizendo que tem que pagar ou fazer qualquer operação agora mesmo, é golpe. Serasa, bancos, Receita Federal, nenhuma entidade séria liga para forçar você a fazer uma transação financeira na hora.
NUNCA FAÇA ISTO
✅Não clique em links que você recebeu pelo e-mail ou pelo Zap;
✅Não publique suas informações pessoais em redes sociais;
✅Não digite e não leia em voz alta para o vigarista o código que ele lhe mandou pelo Zap ou pelo SMS. Ele está tentando entrar na sua rede social;
✅Não confie no estranho, só porque ele sabe seu CPF e seu endereço. Os vigaristas compram isto das máfias que trabalham no INSS, nos bancos, nos tribunais, na receita.
✅Não acredite em prêmios e dinheiros inesperados. Lembre-se: quando a esmola é muita, até o santo desconfia.
✅Não acredite em fotos e vídeos do Zap. Eles podem ser facilmente falsificados com a cara dos seus amigos e parentes.
FAÇA ISTO
✅Só use aplicativos oficiais de bancos, cartões de crédito e órgãos de governos. Só os baixe da loja oficial do seu celular;
✅Se você receber ligação de advogado, parente, banco, cooperativa, loja, desligue. Se achar que pode ser verdadeiro, você liga de volta para os números que você conhece;
✅Antes de confirmar a transferência com PIX, confirme os dados do destinatário que o banco vai lhe apresentar na tela.
SE O PIOR ACONTECER
✅ Se cair no golpe, ligue imediatamente para o banco, cartão ou órgão de governo, e informe o ocorrido;
✅Faça um boletim de ocorrência;
✅Mude sua senha imediatamente;
✅Avise seus amigos e familiares que sua senha foi roubada.
MED
A partir de 2026, o PIX terá o MED – Mecanismo Especial de Devolução. No seu celular, ele será um botão de alerta para o banco. Tão logo você descubra que foi vítima de um golpe com o PIX, você deve apertar este botão (a partir de 2026!). Aí o banco vai rastrear seu pagamento. Se a conta de destino for de um vigarista, a conta será bloqueada e o dinheiro lhe será devolvido.
Vigaristas não descansam. A inteligência deles é usada para o mal. Eles vão tentar arrancar o seu dinheiro com iscas, engodos e medo. Por isto, não acredite quando um desconhecido lhe disser que você ganhou uma bela herança de um tio que você nunca conheceu. Ou que ganhou um carro numa rifa que você nunca comprou. Este tipo de milagre não existe.
Se a esmola for muita, desligue! Melhor prevenir do que remediar. Nos golpes, o vigarista conta com sua cobiça, seu medo e sua afobação. Portanto, não seja cobiçoso, não tenha medo, e jamais se afobe. Pense, antes de agir. Não seja um dos quinze mil brasileiros que todos os dias perdem dinheiro para os vigaristas. (iBOM / Fernando Cabral / Imagem: iBOM por IA).