Criado o Pelotão do Corpo de Bombeiros em Bom Despacho
Posto Avançado da corporação foi elevado a Pelotão, com efetivo maior e mais viaturas, e passa a atender 10 cidades. Quartel receberá melhorias e adaptações feitas pelo município.
Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (16/12), na sede da Prefeitura, foi instalado o Pelotão do Corpo de Bombeiros de Bom Despacho/MG. Com isso, a unidade passa a contar já com efetivo de 26 militares e mais viaturas. O iBOM apurou que está programada a vinda de mais um caminhão-tanque e uma ambulância para reforçar a atuação dos Bombeiros em resgates, salvamentos e combate a incêndios em Bom Despacho e outras 9 cidades da região.
A solenidade reuniu o prefeito Bertolino da Costa, o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Erlon Nascimento, a comandante do 1° Comando Operacional (COB), coronel Amanda Miranda, o comandante do 10° Batalhão de Bombeiros, tenente-coronel Joselito de Paula, os deputados Fábio Avelar e Wendel Mesquita, autoridades civis e militares de Bom Despacho e Nova Serrana e representantes de cidades atendidas pelos Bombeiros na região. O evento teve a participação de um quinteto musical dos Bombeiros em Belo Horizonte. Assista ao vídeo da solenidade CLICANDO AQUI.
Dos atuais 26 militares do novo Pelotão, 22 são homens e 4 são mulheres. Sob a responsabilidade desse efetivo estão, além de Bom Despacho, as cidades de Abaeté, Cedro do Abaeté, Dores do Indaiá, Luz, Martinho Campos, Moema, Paineiras, Pompéu e Quartel Geral. Esta é a maior área na circunscrição do 10° Batalhão de Bombeiros, de acordo com a assessoria de comunicação da unidade. O prefeito Bertolino afirmou que o novo pelotão “é um marco que reflete o crescimento do município e reforça a segurança e a qualidade dos serviços prestados à população”.
Coronel Erlon: “momento importante”
O comandante-geral, coronel Erlon Nascimento, disse ao iBOM que a criação do Pelotão é um “momento importante” para os Bombeiros porque “representa um aumento de efetivo” em Bom Despacho. Além disso, ele destacou que a partir de agora haverá “dois militares especificamente para fazer a gestão da unidade, fazer a participação junto à comunidade”. Tudo isso, afirmou, resulta em “aumento da capacidade da unidade de dar resposta não só a Bom Despacho mas às cidades do entorno”. Assista ao vídeo AQUI.
Coronel Amanda: “inclusão das mulheres”
A coronel Amanda Miranda, comandante do COB, destacou a participação da mulher na corporação e no pelotão de BD, que será comandado pela tenente Carolina Ramos. “Hoje a gente recebe mais militares femininas aqui no nosso Pelotão [de Bom Despacho]”. Ela ressaltou que os Bombeiros têm “buscado a inclusão cada vez maior das mulheres, assumindo funções, cargos, tanto homens quanto mulheres em igualdade de condições”. Assista ao vídeo AQUI.
Tenente-coronel Joselito: “ganho de força”
Também falando para o iBOM, o tenente-coronel Joselito de Paula, comandante regional dos Bombeiros, ressaltou o “ganho de força muito grande na capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros no município de Bom Despacho e toda a região”, trazendo “ganho para toda a população”, diz ele. Assista ao vídeo AQUI.
Capitão Thales: “serviço de segurança”
O capitão Thales Gustavo, comandante da 3ª Companhia de Bombeiros, em Nova Serrana, explicou ao iBOM que a criação do Pelotão traz também para Bom Despacho “o serviço de segurança contra incêndio e pânico, que são as vistorias e fiscalização de edificações”, agora sediado na cidade.
Embora já esteja em operação, o Pelotão de Bom Despacho terá seu efetivo ampliado para 30 militares e o quartel adaptado para acomodar maior número de militares e de viaturas. Conforme já publicou o iBOM, haverá mudanças no portão de acesso ao quartel, construção de garagem para as viaturas não ficarem no sol como hoje e adaptações no edifício sede. A obra, orçada em R$ 1.146.316,80, será feita pela Prefeitura. A licitação está marcada para o dia 8 de janeiro às 13 horas. Detalhes sobre a licitação você confere CLICANDO AQUI. (Reportagem iBOM / Fotos: Leandro Lucas / Bombeiros BD).