Henrique Lelles e seu talento: luzes para um campeão
Aluno de escola pública de Bom Despacho/MG é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).
LÚCIO EMÍLIO JÚNIOR – Henrique Lelles é meu aluno na escola Wilson Lopes do Couto, em Bom Despacho. Há muito queria entrevistá-lo para o jornal, para tratarmos de suas vitórias. Enfim, sentamos, ele, eu, a mãe e a professora Miriam. A seguir está o resultado da nossa conversa.
A história de Henrique Lelles mostra como há males para que vêm para bem. No caso, o mal foi a pandemia. Em 2021, Henrique, estudando no isolamento, estava no 7° ano do Ensino Fundamental, tendo aulas com a dedicada professora Miriam. Ela continuou atendendo e tirando dúvidas pela Internet.
De início, não estávamos tendo aulas online. Empolgado com o apoio e sentindo facilidade, Henrique inscreveu-se na Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas (OBMEP). E viu o trabalho conjunto dar frutos: foi aprovado e passou para a segunda fase. Rosimar Lelles Santos, a mãe, notando a importância da olimpíada, empenhou-se para que Henrique continuasse. E ele obteve, então, uma medalha de ouro na OBMEP e o direito de fazer o Projeto de Iniciação Científica Júnior (PIC). Foi bolsista durante um ano.
Na foto, Henrique Lelles aparece junto a Sene Gebara Neto (coordenador regional da OBMEP). Em 2023, ano passado, Henrique já estava há dois anos fazendo o PIC e obteve novamente uma medalha de bronze na OBMEP nacional. Eles fizeram uma reclassificação e nosso aluno exemplar ganhou medalha de prata regional. Henrique ganhou, então, uma viagem para Florianópolis, uma vez que ocorreu uma cerimônia de premiação nacional nessa cidade e depois, também, em uma regional em Divinópolis.
Em 2024 foram três novas medalhas, todas no mês de outubro (ouro e bronze nacional e prata regional). Ele também ganhou um troféu no curso de Oratória da Acibom. Ele e outro aluno, o Pedro Henrique Costa, ganharam o prêmio de melhor site no projeto Desenvolve, criado pela Prefeitura de Bom Despacho, desenvolvendo um site para uma padaria local. Parabéns, portanto, a todos os envolvidos: a dedicada professora Miriam, a mãe Rosimar, ao amigo Pedro e ao Henrique!
Em 2024 foram três novas medalhas, todas no mês de outubro (ouro e bronze nacional e prata regional). Ele também ganhou um troféu no curso de Oratória da Acibom. Ele e outro aluno, o Pedro Henrique Costa, ganharam o prêmio de melhor site no projeto Desenvolve, ao criarem um site para uma padaria local. Parabéns, portanto, a todos os envolvidos: a dedicada professora Miriam, a mãe Rosimar, ao amigo Pedro e ao Henrique! (Portal iBOM / Lúcio Emílio Júnior é filósofo, professor e escritor / Foto: Henrique Lelles com o coordenador Sene Gebara, do OBMEP / Foto cedida pela família).