FEAM manda siderúrgica suspender suas atividades
Empresa foi multada em R$ 186,7 mil e terá de paralisar atividades; fiscalização atendeu a determinação do Ministério Público
A Siderúrgica Siderdias foi autuada e teve suas atividades interditadas pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) por liberar poluentes atmosféricos sem tratamento. A multa aplicada foi de R$ 186.700,88.
O iBOM apurou que a decisão, tomada após vistoria no dia 23 de setembro, atende a um pedido da promotora Luana Cimetta Cançado, da 1ª Promotoria de Justiça do município, que desde maio investigava denúncias de moradores do bairro São Vicente. Eles relatavam que resíduos da produção industrial caíam continuamente sobre casas, móveis e pessoas, causando danos à saúde e ao meio ambiente.
O auto de infração constatou o lançamento de efluentes sem passar pelo sistema de tratamento e vazamento de gás em equipamentos. A fiscalização também identificou “baixa eficiência” no lavador de gás, principal mecanismo de filtragem, com uma das bombas de água fora de operação.
A FEAM determinou que a empresa apresente em cinco dias um cronograma para paralisação total das atividades, que deve ocorrer em até 15 dias – prazo considerado suficiente para consumir o carvão estocado e evitar riscos de incêndio. A interdição será mantida até que todos os ajustes necessários sejam realizados.
O órgão ambiental considerou o “prejuízo à saúde, segurança e bem-estar da população” para a aplicação da penalidade, apurou o iBOM. A Siderdias poderá solicitar a reversão da interdição após comprovar a adequação de seus sistemas ao padrão exigido pela legislação ambiental. (Portal iBOM / Foto iBOM).