Escolas de BD fazem votação sobre modelo cívico-militar
Quatro escolas de Bom Despacho/MG foram selecionadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) para tornarem-se escolas cívico-militares: Chiquinha Soares, Coronel Robertinho, Irmã Maria e Wilson Lopes.
Você é a favor da Escola Cívico-Militar? CLIQUE AQUI e vote na enquete feita no Instagram.
A implantação do modelo cívico-militar começa por votação para a comunidade escolar “manifestar formalmente seu interesse na possível participação [da escola] no modelo”, diz a SEE/MG. Podem votar gestores, estudantes, professores, servidores e famílias. Em Bom Despacho, essas votações serão realizadas nos seguintes dias e horários:
ESCOLA CHIQUINHA SOARES
Dia 8/7 às 17h30
ESCOLA CORONEL ROBERTINHO
Dia 15/7 às 18h
ESCOLA IRMÃ MARIA
Dia 14/7 às 18h
ESCOLA WILSON LOPES
Dias 8/7 às 17h30 e dia 10/7 às 8h
A Secretaria de Educação afirma que a escola cívico-militar terá colaboração da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para promover valores como “respeito, responsabilidade, cooperação e disciplina” entre os alunos. “O objetivo”, diz “é contribuir para a melhoria da convivência escolar e o fortalecimento da cultura de paz”. Ainda segundo a SEE/MG, o modelo não traz “mudanças na estrutura pedagógica, curricular, de pessoal ou de gestão das escolas”. Siga @jornaldenegocios e veja mais conteúdos.
Apuração do iBOM mostra que professores favoráveis ao modelo cívico-militar citam os casos de violência de que têm sido alvo e afirmam que, com os militares dentro da escola, haverá mais segurança.
Já o Sindicato dos Professores é contrário ao modelo e diz que a prioridade é investir no salário do professor, reformar a infraestrutura, dentre outras reivindicações da categoria.
De acordo com a SEE/MG, a implantação do modelo “ocorrerá em escolas selecionadas, a partir da conclusão da análise em andamento, e não necessariamente em todas as unidades onde houver manifestação favorável” (iBOM / Imagem iBOM por IA).