Francisco se despede e Papa Leão XIV assume pontificado
ROBERTA GONTIJO TEIXEIRA – A expressão latina habemus papam — “temos um papa” — volta a ecoar no Vaticano. Após dois dias de Conclave, a Igreja Católica anuncia seu novo líder: Leão XIV.
O Papa Francisco sempre me encantou. Sua simplicidade, fraternidade, amorosidade e postura humilde marcaram o modo como conduziu a Igreja e espalhou sua doutrina pelo mundo. Suas ações e sua forma de se relacionar com os fiéis deixaram um legado de empatia e humanidade.
Francisco se despede deixando uma Igreja mais próxima das pessoas, mais aberta ao diálogo com o mundo e com propostas que ampliam a compreensão e o acolhimento.
Seu sucessor, Leão XIV — o norte-americano Robert Prevost — foi eleito aos 69 anos. Nascido em Chicago, Illinois, Prevost dedicou boa parte de sua vida como missionário no Peru. É bacharel em Matemática pela Universidade de Villanova, mestre em Divindade pela Catholic Theological Union, em Chicago, e doutor em Direito Canônico pelo Colégio Pontifício de São Tomás de Aquino, em Roma.
Segundo relatos, Leão XIV compartilha da visão progressista de Francisco, especialmente em temas como a ecologia, a possibilidade de comunhão para divorciados, o acolhimento aos pobres e a promoção de ações pastorais que verdadeiramente alcancem as pessoas. Veja novos conteúdos seguindo @jornaldenegocios.
Que a escolha deste novo Papa seja abençoada por Deus, acolhida pelos fieis e que, de fato, Robert Prevost nos orgulhe tanto quanto Francisco. (iBOM / Roberta Gontijo Teixeira).