Na rua, a guia traz segurança para o cachorro e as pessoas

 

A guia é um acessório importante para a segurança do próprio cachorro, do seu dono/tutor e dos demais que estão ao redor.

RAFAEL MAGNO – Esta questão de cachorros soltos nas vias públicas da cidade é muito importante. Seria interessante se for analisada, discutida mais cuidadosamente e abordada de forma a conscientizar as pessoas sobre o cuidado com os animais – seja os de rua ou os que são criados soltos (sem guia) pelos donos/tutores. Esta situação é muito frequente em Bom Despacho-MG e acontece de várias maneiras.

Sabemos que a cidade tem muitos cachorros que vivem nas ruas porque cresceram ou foram abandonados pelos donos/tutores

Eu, assim como o Alexandre Magalhães, colunista deste jornal que tratou recentemente deste tema, passo por situação semelhante. No meu caso, passeio com meu cachorro na Avenida Dr. Roberto de Melo Queiroz todos os dias, e ele sempre está usando a guia. O passeio pela avenida, que deveria ser um momento de tranquilidade e relaxamento, muitas vezes se torna cansativo e estressante para ele e para mim. E qual o motivo? Os cachorros da rua e os que são criados soltos pelos seus donos/tutores.

Já fomos cercados/encurralados algumas vezes por bandos de cachorros que ficam latindo e se aproximando. No início, eu carregava o meu na tentativa de protegê-lo e conseguir sair da situação. Mas os cães soltos continuavam seguindo e latindo até se distrairem com outra coisa, pessoa ou animais. Isso acaba agitando e estressando o meu cachorro, que fica o tempo inteiro vigilante e reativo. Faz mal para ele nos aspectos físico, mental e comportamental. Eu já fui derrubado pelo meu cachorro pela reação dele de enfrentar os outros ao tentar me defender.

O mais desrespeitoso, além disso tudo, é quando vejo que entre esses cachorros estão aqueles que possuem dono/tutor e deveriam estar em suas guias junto a eles. Essas situações acontecem e o dono/tutor vê, acha normal e não faz nada. Só resolve fazer alguma coisa quando o próprio cachorro passa por algum risco. E nesse caso geralmente tenta jogar a culpa sobre o outro cachorro que está na guia.

A guia é um acessório importante para a segurança do próprio cachorro, do seu dono/tutor e dos demais que estão ao redor. Ela evita encontros que podem virar brigas, evita que um cachorro invada o espaço do outro e assuste pessoal que tem medo. Além disso, evita possíveis acidentes/atropelamentos e tentas outras situações.

É preciso se conscientizar e ter mais respeito pelo outro. (iBOM / Rafael Magno Rodrigues de Almeida é empresário em BD / Imagem ilustrativa).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *