Way-262 assume a BR-262; duplicação começa em 2 anos
Nova concessionária começa a operar dia 20/3 fazendo intervenções emergenciais para recuperar asfalto. Duplicação entre Bom Despacho/MG e Nova Serrana começa dentro de 2 anos. Pedágio vai aumentar.
Diretores da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) se reuniram em Bom Despacho/MG com prefeitos, lideranças políticas e imprensa da região para falar do cronograma de implantação da nova concessão da BR-262 e ouvir as demandas locais. O encontro foi realizado sexta-feira (21/3), na sede da Prefeitura, com Marcelo Alcides, coordenador da ANTT em Minas, e Carlos Alvisi, servidor do órgão em Brasília/DF.
A nova concessionária da rodovia é a Way 262, empresa do grupo Way Brasil. Ela assume dia 20/3 a responsabilidade pela administração, recuperação, conservação, manutenção, implantação de melhorias e ampliação da BR-262 entre os kms 360 e 799, de Betim a Uberaba. A concessão terá 30 anos.
No encontro realizado em Bom Despacho, Marcelo Alcides, coordenador da ANTT, informou que a partir do dia 20 de março a Way 262 inicia as intervenções emergenciais ao longo do trecho visando recuperar o asfalto, resolver problemas de sinalização e drenagem existentes. A área da concessão atravessa 20 municípios e por ela trafegam, em média, 74 mil veículos por dia.
O cronograma da ANTT prevê que em 5 anos será feita a requalificação completa das pistas, duplicação de 44,3 quilômetros entre Nova Serrana e Bom Despacho e criação de 168 quilômetros de faixas adicionais de Bom Despacho até Uberaba para ampliar a capacidade de tráfego e reduzir acidentes nos trechos mais movimentados. O edital da concessão previu também a construção de 16 km de pistas adicionais entre Betim e o trevo da Fiat para desafogar o trânsito na chegada à capital.
A duplicação começa a ser feita dentro de 2 anos. Depois disso será instalada uma praça de pedágio no km 468, entre Bom Despacho e Nova Serrana. Portanto, haverá dois pedágios no trecho entre Bom Despacho e Belo Horizonte. Segundo Marcelo Alcides, a previsão é que a tarifa do pedágio fique entre 10 e 12 reais. Motocicletas serão isentas e não pagarão pedágio. Usuários frequentes – como usuários que moram em Bom Despacho e trabalham em Nova Serrana – terão desconto no custo do pedágio.
Demandas apresentadas pelos prefeitos da região
O iBOM participou da solenidade e registrou os pedidos feitos pelos prefeitos que estavam presentes. O prefeito de Juatuba, Kelissander Santos, pediu à ANTT a retirada da sequência de quebra-molas no trecho entre Juatuba e Betim e a colocação de passarelas sobre a rodovia naquele trecho.
O vice-prefeito de Nova Serrana, Kito Faria, pediu a iluminação da rodovia entre o trevo da BR-494 até o trevo de acesso a Leandro Ferreira, trecho onde ocorrem muitos acidentes.
Nivaldo Rodrigues, prefeito de Leandro Ferreira, reclamou da situação precária do trevo de acesso à cidade no km 448 da BR-262, através da rodovia LMG-801, e pediu solução para o problema.
Fernando Andrade, prefeito de Bom Despacho, junto com o deputado federal Diego Andrade, ressaltaram a importância de melhorar a qualidade dos acessos à cidade e incluir também um trevo na intersecção da 262 com o anel rodoviário atualmente em construção.
O prefeito de Araújos, Geraldo Massa, pediu a construção de um retorno na entrada da comunidade de Malaquias, que fica entre os rios Lambari e Capivari, trecho com grande número de acidentes. Desta comunidade saem muitas pessoas diariamente para trabalhar em Nova Serrana.
Di Gianne, prefeito de Lagoa da Prata, lembrou os riscos da BR-262 devido à intensa circulação de caminhões e destacou a necessidade das melhorias para dar mais segurança aos usuários de Moema e Lagoa que acessam a rodovia para chegar à capital.
O prefeito de Santo Antônio do Monte, Léo Camilo, apoiou as reivindicações feitas pelos demais prefeitos e ressaltou que moradores da cidade e da região utilizam a BR-262.
Saindo de Bom Despacho, a comitiva esteve também em Nova Serrana, onde se encontrou com o prefeito Fábio Avelar. “O trecho entre Bom Despacho e Nova Serrana é o mais crítico” e “os problemas relatados aqui pelos prefeitos afetam a todos nós que utilizamos a BR-262 para chegar a Belo Horizonte”, ressaltou o deputado federal Diego Andrade.
Benfeitorias que serão implantadas na BR-262 pela nova concessionária
Iluminação LED em todos os trechos onde a BR-262 atravessa áreas urbanas.
Construção de área de escape (caixa de brita) na descida da serra de Luz para prevenir acidentes. Área de escape é uma saída de emergência colocada em descidas fortes que veículos pesados com problema nos freios podem usar para desacelerar em situações de emergência.
Iluminação LED no trecho da serra de Luz
Aplicativo de celular que permite acionar a concessionária Way-262 de qualquer ponto da rodovia
Monitoramento eletrônico da rodovia para garantir agilidade e segurança no tráfego
Rede de telefonia 4G ao longo de toda a BR-262
Implantação ou readequação de passarelas, pontos de ônibus, rotatórias e acessos
A nova concessionária terá 6 meses para apresentar um estudo de segurança de áreas críticas como o contorno de Nova Serrana
Alargamento da pista e construção de rotatória no trevo de acesso a Leandro Ferreira
Implantação de bases de Atendimento ao Usuário distribuídas ao longo da rodovia para oferecer suporte imediato em situações de emergência
Atendimento 24 horas para remoção de veículos, socorro mecânico, primeiros socorros e informações aos usuários (Portal iBOM / Foto: Prefeitura Municipal BD)
Vamos ver se agora sai… A primeira notícia de aumento do pedágio não é bom sinal. A sanha predatória e arrecadatória nunca muda. A primeira coisa deveria ser a divulgação do plano de trabalhos e as penalidade previstas em caso de descumprimento das etapas. Os 10 anos da concessão anterior só serviram mesmo para o usuário da via pagar pedágio. Espero que Way-262 tenha vergonha na cara e faça o serviço, direrentemente da concessionária anterior, mais preocupada com advogados e embromação para continuar cobrando pedágio e não fazer a duplicação.
Os “fôrmas de fazê lubisomi” da Triunfo-Concebra só agilizaram a cobrança de pedágio a partir de quando assumiram, ainda no governo Dilma. Não fizeram um metro de duplicação. Quando saiu a concessão, assinada em Jan2014, escrevi para a empresa falando que era da região e queria o cronograma das intervenções para acompanhar. Nunca enviaram.
Foram enrolando e judicializando, na medida em que descumpriam as etapas previstas no plano de trabalho e recebiam as penalidades. Escrevi para a ANTT, DNIT, Ministério dos Transportes, e para a Ouvidoria Concebra; sempre o papo furado de que tiriam “direito” a financiamento do BNDES e que teria havido impactos econômicos para cumprimento do contrato. O famoso juridiquês manjado das guerras de liminares e infinitos recursos. Contrato uirapuru…
Vamos ver se agora sai… A primeira notícia de aumento do pedágio não é bom sinal. A sanha predatória e arrecadatória nunca muda. A primeira coisa deveria ser a divulgação do plano de trabalhos e as penalidade previstas em caso de descumprimento das etapas. Os 10 anos da concessão anterior só serviram mesmo para o usuário da via pagar pedágio. Espero que Way-262 tenha vergonha na cara e faça o serviço, diferentemente da concessionária anterior, mais preocupada com advogados e embromação para continuar cobrando pedágio e não fazer a duplicação.
Os “fôrmas de fazê lubisomi” da Triunfo-Concebra só agilizaram a cobrança de pedágio a partir de quando assumiram, ainda no governo Dilma. Não fizeram um metro de duplicação. Quando saiu a concessão, assinada em Jan2014, escrevi para a empresa falando que era da região e queria o cronograma das intervenções para acompanhar. Nunca enviaram.
Foram enrolando e judicializando, na medida em que descumpriam as etapas previstas no plano de trabalho e recebiam as penalidades. Escrevi para a ANTT, DNIT, Ministério dos Transportes, e para a Ouvidoria Concebra; sempre o papo furado de que tiriam “direito” a financiamento do BNDES e que teria havido impactos econômicos para cumprimento do contrato. O famoso juridiquês manjado das guerras de liminares e infinitos recursos. Contrato uirapuru…
Eu tenho 59 anos. Meus familiares são de Dores e São Gotardo. Acredito eu que essa duplicação até o Triângulo Mineiro JAMAIS sairá do papel. A outra concessionária ficou 10 anos e nada fez. Mas, para impor um pedágio pelo dobro do preço, isso sabem fazer.
Agora sim!!!
Reunião dos gestores que muda a vida dos cidadãos kkk
Pura hipocrisia né
Vejamos…
1 pedágio seria o suficiente de bom despacho a BH .
Se vai implantar mais 1leão fominto, então deveriam ter a hombridade os prefeitos de questionar tais valores.
Exemplo 3.00 reais tá de bom tamanho, caraio o povo tá cansado a cada dia aparece mais 01 dúzia querendo arregaçar o trabalhador sofrido do Brasil.
E mais podemos observar que um prefeito em Minas foi peitudo para encarar junto com o Senador Cleitinho isso.
Agora tá na hora do Cleitinho nos ajudar aí.
Tarifa zero para trabalhador!!!
Se eu fosse gestor diria zero pedágio