Bombeiros emitem alerta para forte onda de calor
Uma nova onda de calor atinge Minas Gerais e outras partes do país esta semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem ficar 7 graus acima da média até o dia 24/2. Diante deste cenário, o Corpo de Bombeiros produziu um vídeo alertando a população para os cuidados necessários. Assista ao vídeo clicando AQUI.
Excesso de calor
Calor em excesso pode ser muito prejudicial para a saúde humana, especialmente crianças, idosos, mulheres grávidas, recém-nascidos e pessoas doentes ou acamadas, alerta o Ministério da Saúde. Nestes casos, a desidratação pode ocorrer em poucas horas, levando até à morte. Por isso é importante oferecer água constantemente para crianças e idosos. Pessoas que trabalham ao ar livre e ficam mais expostos ao calor por períodos prolongados também devem redobrar os cuidados.
Sinais de desidratação
Uma pessoa desidratada apresenta sinais fáceis de identificar: sede persistente, urina escura, fadiga, fraqueza, tontura, confusão mental e pele ressecada. Neste caso é preciso procurar assistência médica urgente.
Para prevenir a desidratação, o Ministério da Saúde recomenda cuidados básicos: não ficar no sol entre 10h e 16h; usar roupas leves, de cores claras e que não fiquem apertadas no corpo; passar protetor solar com FPS 30 ou mais; beber muito líquido – de preferência água, água de coco e sucos de frutas naturais. Além disso, é preciso cuidado com bebidas alcoólicas que, em excesso, causam desidratação. (iBOM / Foto ilustrativa).