Moradores cobram solução de problemas da Rua da Linha

 

Descarte irregular de lixo, sujeira, barro e falta de pavimentação prejudicam usuários da via e famílias que moram próximo do local. Moradores pedem asfaltamento e de câmeras de videomonitoramento.

Moradores das proximidades da Avenida Geralda Lopes – mais conhecida como Rua da Linha – estão revoltados com a situação de abandono da avenida e o descarte irregular de lixo que acontece diariamente no local. A Rua da Linha tem aproximadamente 2 km de extensão e interliga a região da Santa Casa com o antigo CAIC, no bairro Ana Rosa. Ao longo de sua extensão ela não tem passeio e nem meio-fio. Parte da avenida não tem pavimentação. É nesse trecho de terra que ocorrem descartes irregulares de lixo.

“Nós moradores estamos sofrendo com essa calamidade há muitos anos”, contou ao iBOM a cantora Laura Liz Ribeiro Dias, 28 anos, moradora do local. Laura tem postado vídeos no Instagram denunciando a situação precária da Rua da Linha e cobrando solução das autoridades. “Aqui jogam restos de animais, restos de comida e todo tipo de lixo. Já encontramos até documentos no meio da sujeira. A região vive infestada de urubus, cachorros comendo restos de animais e coisas assim. É uma fedentina horrível! No tempo seco há muita poeira. Quando chove a situação piora porque o lixo vira foco de mosquito da dengue. É uma situação que prejudica especialmente as crianças que passam pela Rua da Linha para ir à Escola”. Assista ao vídeo AQUI.

Laura afirmou estar descrente com o poder público. “Filmo esta situação há 5 anos e posto no Instagram pelo menos duas vezes por semana. Até hoje foi só promessa. Às vezes ainda sou ameaçada por filmar pessoas descartando lixo aqui”. E continua: “Não quero prejudicar ninguém. Só quero que as pessoas tenham empatia e parem de fazer isso. A partir de agora vou fazer BO de tudo que eu filmar”, afirmou.

Tanto Laura quanto outros moradores ouvidos pelo iBOM cobram da Prefeitura a urbanização da avenida e o asfaltamento da parte que ainda está na terra. Pedem também que o município instale câmeras de videomonitoramento para inibir o descarte irregular de lixo no local. O iBOM solicitou à Prefeitura que se manifestasse sobre os pedidos dos moradores.

Câmeras não estão previstas, diz Prefeitura

Em resposta ao site, a Assessoria de Comunicação informou que “no momento não está previsto no projeto social” colocar câmeras de videomonitoramento na avenida Geralda Lopes.

Sem previsão de asfaltamento

Sobre o asfaltamento do trecho de terra reivindicado pelos moradores, a Prefeitura informou ao iBOM que “a Secretaria de Obras está elaborando projetos e estudos para planejamentos e consequentemente buscar recursos que viabilizem a execução da pavimentação e iluminação” da Rua da Linha. Em outras palavras, neste momento não há previsão de asfaltar a avenida.

Proprietários de veículos filmados serão autuados

Proprietários de veículos filmados descartando lixo na avenida serão penalizados, informa a Prefeitura. A Assessoria de Comunicação informou ao iBOM que os vídeos postados por moradores já foram encaminhados à Secretaria de Trânsito do município para “a identificação dos proprietários dos veículos que aparecem nas imagens”. Esses proprietários “serão autuados […] por descarte irregular de resíduos”. Cópias das autuações serão enviadas ao Ministério Público “para o oferecimento de denúncia por crime ambiental contra os responsáveis”, informou a Prefeitura. (Reportagem iBOM / Vídeo e foto: Laura Liz).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *