Instituto Federal faz reunião pública sobre cursos em BD
Nesta quinta-feira, 22 de agosto, o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) faz audiência pública em Bom Despacho/MG para apresentar seu cronograma de implantação na cidade. A audiência será realizada na sede da Prefeitura, no antigo Sesc, a partir das 18h30m. Qualquer morador de Bom Despacho e das cidades vizinhas pode comparecer. Para isso é só se inscrever pela Internet e garantir lugar. CLIQUE AQUI para fazer sua inscrição.
O professor bom-despachense Eduardo Cardoso Melo, 43, servidor do IFMG e membro da comissão de implantação do campus do IF Bom Despacho, disse ao iBOM que o objetivo da audiência é ouvir a população, apresentar o Instituto, os cursos que ele planeja oferecer, bem como discutir projetos de pesquisa e extensão, parcerias e inovação tecnológica para o desenvolvimento sócio-econômico da comunidade regional. O IF Bom Despacho vai atender a uma região formada por 20 cidades com população total de 400 mil habitantes.
A grade de cursos a serem oferecidos em Bom Despacho está sendo elaborada pela comissão de implantação e a pró-reitoria de ensino do IFMG. O iBOM apurou que a previsão do Instituto é instalar, na primeira etapa, quatro cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, dois cursos profissionalizantes para quem já concluiu o Ensino Médio, quatro cursos de graduação e quatro de pós-graduação. Esses cursos estão divididos em quatro áreas: Gestão & Negócios, Produção Cultural, Produção Industrial e Educação.
Eduardo Cardoso explicou ao iBOM que os cursos propostos pelo IF atendem necessidades mapeadas em Bom Despacho e nas 19 cidades da região. O mapeamento levou em conta as características sociais, econômicas e educacionais da região. “O objetivo é oferecer cursos que interessem de fato ao público dessas 20 cidades”, ressaltou Eduardo.
O IF já começa a funcionar em 2025 com cursos de curta duração para o público em geral. Os cursos técnicos começam em 2026, com previsão de 160 vagas no primeiro ano. Tudo gratuito. “O IF vai oferecer educação pública gratuita e de qualidade para todos os moradores da nossa região”.
As aulas serão dadas no espaço do antigo Sesc, cedido ao IF pela Prefeitura. A contratação de professores e técnicos administrativos para o Instituto Federal de Bom Despacho será feita através de concursos públicos ao longo do próximo ano. (Reportagem iBOM / Foto do alto: professor Eduardo Melo / Arquivo pessoal).
Bom Despacho só tem a ganhar com a vinda do Instituto Federal, uma instituição educacional de nível federal e gratuita para aqueles que desejarem continuar seus estudos. Parabéns a todos que estão engajados nessa conquista.