Festival Sabores e Rosas do Engenho vai de 1 a 4 agosto
Festa tem barraquinhas com comidas típicas, artesanato, esculturas, cerâmicas, quitandas, shows e cerimônias religiosas
ROBERTA GONTIJO TEIXEIRA – Tenho orgulho de haver nascido no miolo de Minas Gerais, nessa terra aconchegante, montanhosa, com gastronomia rica e com o cerrado como pano de fundo. Acho uma preciosidade poder rodar pelas estradas interioranas, tomar banho de cachoeiras, beber café quente, comer biscoito de banha, rosquinha de nata, rapadura e escutar os famosos “causos”.
Por aqui, tudo é preparado com tempero, tempo, gosto, de forma artesanal e regado a muita conversa.
Por isso não dá pra perder o Festival Sabores e Rosas 2024, que acontece no Engenho do Ribeiro desta quinta-feira (1/8) até domingo.
Durante muitos anos a comunidade do Engenho realizou a festa de Santa Rosa de Lima. Uma festa tipicamente religiosa que celebrava o dia da padroeira. Mas ela ficou um período sem acontecer e, agora, foi transformada por um grupo de moradores locais no Festival Multicultural – Sabores e Rosas.
Além de nos permitir entrar em contato com nossas raízes, o evento é uma oportunidade para longos e bons dedos de prosa, ouvir música boa, comer broa quentinha, rapadura – que minha mãe já fez questão de encomendar -, apreciar e comprar artesanato e cerâmica feitos por moradores do distrito.
Sim, porque nesses quatro dias o Festival Sabores e Rosas terá barraquinhas vendendo produtos da região, comidas típicas, artesanato, esculturas e cerâmicas produzidas pelos moradores locais, biscoito de banha e pão de queijo, polvilho produzido no Mato Seco, churrasquinho e cerveja gelada. Haverá também bons shows, corrida de rua e cerimônias religiosas.
Bora pro Engenho preservar, escutar e escrever mais um pedacinho de história?
(Portal iBOM / Roberta Gontijo Teixeira é bacharel em Direito, ambientalista e servidora pública federal / Foto de rede social)