Vander André é o convidado do Chá Literário desta quarta
Evento acontece na Biblioteca Pública a partir da 19 horas e será aberto com show musical
Nesta quarta-feira (19/6), a partir das 19 horas, o escritor Vander Araújo, colunista do iBOM / Jornal de Negócios, é o convidado do Chá Literário realizado na Biblioteca Pública de Bom Despacho. No evento, o escritor falará sobre “Invenção e Memória” na literatura. Em prévia da apresentação enviada ao iBOM, Vander destaca uma frase do escritor José Saramago (1922-2010), prêmio Nobel de Literatura de 1998, que dá o tom da apresentação: “somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos, sem responsabilidade talvez não mereçamos existir”.
Em seguida Vander André vai falar sobre os três livros publicados por ele – Roupa Suja de Inconfidente, Pode Durar o Tempo de uma Música e Sobre Mim uma Sentença. Terminada a palestra haverá espaço para perguntas do público. O evento tem duração prevista de uma hora.
O Chá Literário é realizado na Biblioteca Pública pelas secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Educação com o objetivo de divulgar e incentivar escritores bom-despachenses. O evento será aberto com apresentação musical do maestro Ewerton Cordeiro (violâo) e Glaucia Netto (voz). “As músicas foram escolhidas por mim, com base nos meus textos”, contou Vander ao iBOM. Até a publicação desta matéria mais de 100 pessoas haviam confirmado presença. A entrada é franca. A Biblioteca fica na Rua Coronel Tininho, 40, último andar, esquina da Praça da Matriz.
Conheça os livros de Vander André Araújo
Roupa Suja de Inconfidente (Ed. Ramalhete, 2020) é um livro de contos. Para o também escritor e colunista Lúcio Emílio Júnior, a obra “resgatou parte importante da cultura de Bom Despacho. Lugares da cidade, como Praça São José, foram retratados nesse livro e viraram palco para seus personagens, num misto de crônica com literatura clássica”.
Pode Durar o Tempo de Uma Música (Ed. Gulliver, 2022), escrito durante a pandemia, é uma obra de ficção que entrelaça histórias de um gari, um funcionário público, prostitutas e profissionais que não pararam de trabalhar durante a pandemia.
Sobre Mim uma Sentença (Ed. Ramalhete, 2024) é uma obra de ficção. “Ambientado inicialmente na região da Tabatinga, em Bom Despacho/MG), um território quilombola, o enredo começa com a vida de um negro, nascido nesse contexto histórico rico e complexo, ao mesmo tempo de muitas carências”, explicou o autor em entrevista ao iBOM. (Reportagem iBOM / Foto do alto: Eder Amaral).
A experiência de conversar com o autor, tocar suas obras, refletir sobre as memórias e reunir pessoas que gostam de ler, escrever e ouvir histórias é um dos mais importantes papéis das bibliotecas. Por mais eventos assim, por mais pessoas comprometidas com a literatura! Afinal, “a biblioteca é o inverso da Caverna de Platão, (…) na Biblioteca a iluminação não vem de um único salvador, pois é trabalho coletivo erguido ao longo dos séculos, que se prolonga no presente, através dos livros e leitores” (Fábio Lu as, JC, 2/11/23). Parabéns aos organizadores, ao IBOM pela divulgação e aos leitores que multiplicarão as memórias deste escritor tão amoroso com o outro.