Olhos da Alma, obra de William Mello, o “poeta de mulher”

 

William Mello, 50 anos, é mineiro de Bom Despacho. É músico, compositor, escritor e poeta. Conheceu a poesia na infância e concentrou nela sua identidade como escritor. Sem dúvida, Bom Despacho precisa conhecer seus artistas, em especial seus poetas.

Wiliam fez da poesia sua música, e da música sua poesia. O livro Olhos da Alma é a terceira obra do autor. Esse livro de poemas foi a obra de William que conheci. Seu lema é “se encontre!”. Recentemente, William esteve na Escola Estadual Wilson Lopes do Couto. As professoras Mirian Eliane Costa e Lilian fizeram um projeto e trabalharam os poemas de William junto aos alunos com apoio da direção da Escola. .

Os alunos estudaram os poemas de William. Ele, igualmente, muito gentil, deu uma aula explicando sua arte para os jovens. William é “poeta de mulher”. Ele agradeceu, ao final do livro, a Deus, a seus filhos, a sua esposa. E dedicou a seus pais, que lhe ensinaram o valor da vida.

William conta que, quando nasceu, sua mãe já tinha 55 anos e seu pai 65. Ambos eram viúvos, se uniram e daí nasceu Willian. A família morava no Mato Seco. Seu pai e sua mãe eram analfabetos. Tinham muita vontade de ler mas não conseguiram aprender por falta de recursos. No entanto, fizeram questão que William fosse estudar. “Por isso, estando ambos idosos, eu sempre lia livros em voz alta para eles, que adoravam”, conta o escritor.

Segundo William, tudo isso fez despertar nele a vontade de escrever. Tanto que o livro Olhos da Alma foi escrito em homenagem à sua mãe. “Na verdade, à minha mãe, minha esposa, minha filha e todas as mulheres”, diz.

A raiz de sua poética é que a poesia pode estar em tudo, nos momentos, nos lugares, nas pessoas, nos olhares. Seus poemas foram repensados e ilustrados, como por exemplo o poema Mulher:

Mulher

Sempre que te fico te olhando,
Me pergunto tentando entender.
De onde vem esse brilho no olhar?
E essa coragem no ser?
Tem uma garra infinita
Uma força para viver
Que chego até a pensar
Se lhe algo lhe pode vencer.
Um instinto voraz
De aos seus proteger
E é um claro sorriso
Impossível de esquecer.
Veste sua armadura
E luta sem esmorecer,
E se sente tão segura
Que é impossível perder
Tem sabedoria e controle
De tudo e de todos ao redor,
E com seu jeito doce
Sempre buscando o melhor.
Te olhando assim posso ver
E ter a certeza que sim
Você é um exemplo de ser
E também um exemplo a seguir.
Temos de admitir
O quanto admiramos você
Sem você não há amor
Nem mesmo o dom de viver.
Sabe o que mais sonhamos
E o que todo homem quer,
É o que um dia esperamos
Ser um pouco de você mulher.

A experiência com William Mello foi muito inspiradora e a Escola está aberta à participação de outros artistas. Basta entrar em contato comigo aqui no e-mail lucemiro@yahoo.com.br.   (Portal iBOM / Lúcio Emílio Júnior é filósofo, professor e escritor / Fotos: Arquivo Escola Wilson Lopes).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *