O velho tema do lixo nas esquinas…
ALEXANDRE MAGALHÃES – Já escrevi aqui neste espaço sobre meu estranhamento ao ver lixo ser acumulado no meio das ruas de Bom Despacho, especialmente no bairro Esplanada, onde moro quando estou na cidade.
Já publiquei até fotos, onde vemos vários sacos de lixo no meio dos cruzamentos. Hoje, dia 19 de dezembro, eu estava me preparando para correr, perto das 6:30 da manhã, alongando-me na calçada ou passeio da casa de minha namorada bom-despachense, quando vi um motorista da lotação desviar seu caminho e passar propositalmente sobre os vários sacos de lixo que estavam acumulados no meio da rua. Vejam as fotos. Que tristeza!
Por que os coletores de lixo acumulam o lixo no meio da rua, pelo menos no bairro Esplanada? Será que os vizinhos não deixam que os sacos do lixo sejam depositados em frente suas casas? Que tristeza!
A força do Jornal de Negócios
No dia 16 de dezembro, eu e minha namorada bom-despachense trouxemos meus dois irmãos gêmeos para Bom Despacho. Dias antes, no Jornal de Negócios, eu havia dito que traria os dois, o Daniel e o Rafael, ambos com necessidades especiais, para a cidade. É muito grande o número de pessoas que tem me parado nas ruas de Bom Despacho para conversar com meus irmãos, sempre dizendo que já os conheciam pelas páginas do Jornal de Negócios.
É enorme a influência do Jornal de Negócios no dia a dia da cidade. Estou impressionado com essa força!
Parabéns ao Jornal de Negócios pelas décadas de luta para manter o jornal funcionando e hoje é um grande meio de comunicação na região!
Um dezembro seco
Todos os dias acordo esperando ver um céu bem pesado logo pela manhã, indicando fortes chuvas durante o dia. Nada! Por enquanto, nada de chuva. Espero que a chuva chegue logo e abundante. Se isso não acontecer, teremos um período muito difícil em 2024.
“Chove, chuva, chove sem parar…” tomara que esta canção do Jorge Benjor vire realidade. Ufa, que calor…
Trabalhando sob o sol escaldante…
Todos sofrem com o forte calor. Mas, nem todos sofrem igualmente…
As pessoas que trabalham nas ruas, sob um sol escaldante, sofrem muito mais. Sempre que vejo os trabalhadores que limpam as ruas de Bom Despacho varrendo incansavelmente cada centímetro desta cidade, fico condoído por eles. O sol castiga demais esses trabalhadores. Quando esses funcionários passam em frente à casa de minha namorada bom-despachense, escutamos o som das vassouras em contato com o asfalto e, invariavelmente, oferecemos água gelada. Uma vez perguntei se queriam usar o banheiro e elas me explicaram que não podem entrar na casa das pessoas e que isso é uma determinação da prefeitura. Entendi a lógica dessa regra, mas fiquei ainda mais compadecido com esses trabalhadores.
Obrigado por tornarem nossas vidas melhores, trabalhadores da limpeza urbana de Bom Despacho! Que o sol dê uma folga para vocês e para os bom-despachenses!
Concerto de Natal do Voz & Vida
No domingo passado, dia 17 de dezembro, fui assistir ao Concerto de Natal, evento musical que aconteceu na Igreja da Matriz.
Infelizmente, a igreja não estava lotada, mas foi um momento lindo para Bom Despacho e por vários motivos: primeiro, porque é muito bom ver que a música erudita tem alguns guerreiros que a mantém viva. Segundo, porque oferecem gratuitamente um momento de entretenimento para os bom-despachenses. Além disso, oferecem oportunidade para pessoas que gostam da música se desenvolverem, tendo profissionais orientando esse desenvolvimento.
O maestro Ewerton Cordeiro regeu um quarteto de cordas (violino, duas violas e um violoncelo), acompanhados por um piano. Executaram duas obras de Bach e uma de Vivaldi. Apesar da acústica da igreja não facilitar a vida dos músicos, foi ótimo estar lá.
Na segunda parte, o maestro regeu o Coral Voz e Vida, que há trinta e três anos trabalha duro para manter-se vivo. Interpretaram cinco obras conhecidas e ligadas ao tema natalino e ainda deram um bis com “Noite Feliz”.
O coral é formado por doze sopranos (as vozes mais agudas), sete contraltos, seis tenores e cinco baixos (as vozes mais graves).
Parabéns aos músicos e aos cantores pela luta diária para manter a música erudita viva em Bom Despacho!
No dia 22 de dezembro, os músicos farão um pequeno concerto na Igreja do Rosário, menor do que o que tive o prazer ouvir, mas uma chance de a população da cidade rever ou conhecer o trabalho dos músicos e cantores. Participem!
Dica para o Natal
Ainda sentindo a recente morte de minha mãe, deixo como dica para o Natal que os raros leitores e as raras leitoras aproveitem as festas para dar carinho às pessoas queridas, como mães, pais, avós e avôs, tias, tios e amigos, enquanto estão vivos e por perto. Só quando perdemos as pessoas queridas é que percebemos o tamanho da perda e que poderíamos ter dito para essas pessoas quanto elas são importantes em nossas vidas.
Feliz Natal e excelente 2024!
Espero a todos os bom-despachenses um ótimo Natal, com felicidade na família, muita fraternidade e lindos momentos com aqueles que amamos.
2024, venha para nos alegrar!
Desejo a todos um excelente 2024! Que o novo ano traga muita felicidade, muita saúde e alegria. (Portal iBOM / Alexandre Sanches Magalhães é empresário, consultor e professor de marketing, mestre e doutor pela USP e apaixonado por BD e SP / Foto: Alexandre Magalhães)