Läut anuncia que vai produzir cerveja e outras bebidas em BD
Após receber da Prefeitura de Bom Despacho/MG o terreno de 15 hectares para instalar sua fábrica na cidade, a Cervejaria Läut anuncia que produzirá não apenas cerveja, mas também outros tipos de bebida, como destilados, sucos e bebidas não alcoólicas.
A solenidade de transferência do terreno para a cervejaria instalar sua fábrica foi realizada na sede da Prefeitura, dia 6/12, quando o prefeito Bertolino da Costa assinou o termo doando o terreno para a Läut. Participaram da solenidade os sócios André Beraldo, Fernando Vieira, Henrique Neves e o presidente da Läut, Henrique Miranda. Secretários municipais, lideranças políticas e empresariais do município e a imprensa também estiveram presentes. O projeto de lei do Executivo propondo a doação foi aprovado dia 1°/12 pela Câmara de Vereadores (veja reportagem AQUI).
“Esta planta da Läut será um divisor de águas na história do desenvolvimento de Bom Despacho”, afirmou o prefeito Bertolino da Costa. Já Henrique Miranda, presidente da empresa, disse que este é “um momento muito importante para a cervejaria Läut e (…) para Bom Despacho (…) Com certeza colheremos muitos frutos para a cervejaria, para a cidade e para toda a população”.
Cerveja e outras bebidas
O sócio Fernando Vieira explicou que a nova indústria funcionará 24 horas por dia e que, além de fabricar a cerveja Läut, está nos planos da empresa produzir também em Bom Despacho outros produtos como destilados, sucos e bebidas não alcoólicas.
Segundo o executivo, a instalação da fábrica no terreno cedido pela Prefeitura levou em conta a existência de água abundante e de qualidade, disponibilidade de energia elétrica, proximidade do aeroporto, segurança pela presença de uma base da Polícia Militar Rodoviária próximo do local e acesso rodoviário para os principais centros consumidores.
Vieira – que é casado com uma bom-despachense – disse que a empresa se preocupa com sua responsabilidade social e atua segundo os critérios de ASG – sigla para os termos Ambiental, Social e Governança. Isso designa que a empresa desenvolve suas atividades operacionais procurando não afetar a natureza e as pessoas. Fernando citou como exemplo o investimento na montagem de um sistema de purificação para tratar a água utilizada na indústria antes dela ser devolvida à natureza. “Começa agora a fase de levantamentos geológicos, estudos e licenciamentos” para a montagem da fábrica, assegurou.
Atrair outras cervejeiras
Fernando Vieira disse também que os planos da Läut incluem prestar serviço a produtores de cerveja artesanal da região que queiram utilizar equipamentos da fábrica para produzir suas próprias receitas da bebida, inclusive com rótulo próprio. Segundo o executivo, a ideia é “atrair empresários do ramo cervejeiro para investirem e montarem seus negócios em Bom Despacho”, tal como ocorreu em Nova Lima, na Grande BH, hoje uma referência em produção de cerveja artesanal no Estado.
Por fim, Vieira ressaltou que a implantação de uma fazenda para produzir lúpulo, prevista no projeto, vai trazer turismo e atrair investimentos para o município. Falando ao Jornal de Negócios, o empresário afirmou que a indústria “vai trazer arrecadação fiscal, financeira, trabalho e também uma nova pega de turismo para a cidade. Vamos ter aqui uma região de turismo explorando a parte de fazenda, todo o circuito cervejeiro com uma vila Läut”. ASSISTA AO VÍDEO AQUI.
Os sócios André Beraldo e Henrique Neves – este último fundador da Läut – agradeceram o apoio recebido de Executivo e Legislativo para a instalação da indústria em Bom Despacho e ressaltaram o potencial de desenvolvimento e projeção do município trazido pela indústria cervejeira. (Reportagem e foto Portal iBOM – Na foto acima, da esquerda para a direita, estão André Beraldo, Henrique Neves, Bertolino da Costa, Fernando Vieira e Henrique Miranda).