Atendente da PM orienta pais e salva bebê engasgado
Família do bairro Bela Vista, em Bom Despacho/MG, ligou desesperada para o 190 pedindo ajuda. Bebê de apenas 6 dias havia engasgado e não respirava.
Eram 19h40m de segunda-feira (20/11) quando tocou o telefone do Centro de Operações (Copom) do 7° Batalhão, em Bom Despacho/MG. Assim que atendeu a ligação, a militar de serviço ouviu um pedido de ajuda dos pais de um bebê de apenas seis dias de nascido. Segundo eles, a criança sufocou com o leite materno, parou de respirar e não tinha sinais vitais. Desesperados, os pais, residentes no bairro Bela Vista, em Bom Despacho/MG, pediam ajuda da PM.
Imediatamente, a militar que estava no atendimento do Copom começou a orientar os pais, por telefone, sobre como agir para salvar a criança. Ela sabia bem o que fazer. Além de ter o treinamento de primeiros socorros dado pela PM a todos os militares, a cabo da Polícia Militar é formada em Enfermagem. Enquanto ela dava as orientações, outra policial, através do rádio, acionou a viatura mais próxima do local para ir até a residência dar apoio à família. Chamou também o SAMU.
Orientado pela policial-enfermeira, o pai da criança repetiu várias vezes a manobra de desobstrução até que o bebê recuperou os sinais vitais. Quando duas equipes militares chegaram na residência o bebê já estava desengasgado. Mesmo assim, os policiais levaram a família ao encontro da unidade do SAMU para finalizar o atendimento da criança.
“Este episódio mostra como é importante as pessoas saberem agir em situações de emergência como engasgo, até a chegada de socorro especializado”, disse ao portal iBOM a tenente Clélia Guimarães, assessora de comunicação do 7° Batalhão. Para ela, saber como agir pode fazer a diferença entre a vida e a morte, especialmente nos casos de locais distantes onde o socorro demora mais a chegar.
A Polícia Militar não informou ao iBOM o nome da militar responsável pelo atendimento telefônico que salvou a vida da criança.
Diante da ocorrência de casos como este, a Assessoria de Comunicação do 7° BPM produziu um vídeo com o tenente Gustavo Amaral, médico da PMMG em Bom Despacho, orientando sobre a maneira de agir em situações de engasgo em bebês e adultos. Assista ao vídeo AQUI. (Portal iBOM / Imagem ilustrativa)