Incêndio atinge a Mata do Batalhão em Bom Despacho
Corpo de Bombeiros gastou mais de 4h30 para combater as chamas, que se espalharam rapidamente pela vegetação seca. Fogo atingiu área próxima à sede dos Escoteiros. Caminhão tanque da corporação ainda encontrou dificuldade para acessar o local devido a um caminhão que estava estacionado numa rua estreita. Extensão dos danos materiais e ambientais não foi avaliada.
Um foco de incêndio dentro da Mata do Batalhão, região central de Bom Despacho/MG, mobilizou o Corpo de Bombeiros no início da noite de ontem, quarta-feira (18/10). As chamas se espalharam pela vegetação seca, atingiram um bambuzal e avançaram por vários pontos da mata.
A operação de combate ao fogo se estendeu até por volta das 23 horas. Para dar conta do incêndio os bombeiros enfrentaram irregularidades do terreno, cercas e muita vegetação. Tudo no escuro. Quatro militares foram empenhados na ação. Mais de 15 mil litros de água foram gastos para extinguir as chamas. Durante o incêndio a corporação teve apoio de um caminhão pipa da Prefeitura de Bom Despacho, que reabastecia o caminhão tanque dos Bombeiros.
Conforme apuração feita pelo portal iBOM, o fogo atingiu a área da Mata onde fica a sede dos Escoteiros e os fundos do bairro de Fátima, perto da rua Olegário Maciel. Perguntado sobre possíveis causas do incêndio, o cabo Leandro Lucas disse ao portal iBOM que “infelizmente, pelo horário e pela gravidade das chamas, não foi possível naquele momento apurar como o fogo começou”. Também não foi possível avaliar a extensão dos danos no momento da ocorrência. Postagens feitas em rede social afirmam que vizinhos teriam colocado fogo no mato próximo ao local. A sede dos Escoteiros não foi atingida pelas chamas.
Caminho bloqueado
Quando se deslocava pela Rua Coronel Lery para chegar à área do incêndio, a guarnição dos Bombeiros se deparou com um caminhão estacionado fechando parte da rua. “Este caminhão estava na rua Coronel Lery e ocupava uma parte da rua que já e estreita, dificultando nossa passagem”, disse Leandro ao portal iBOM. Devido à urgência, os Bombeiros optaram por retornar e acessar o local em chamas por outro ponto, ao lado do 7° Batalhão. (Reportagem portal iBOM / Foto/vídeo: Corpo de Bombeiros BD)