Incêndio na torre da Cruz do Monte assusta a cidade

Torre de telefonia situada no ponto mais alto de Bom Despacho/MG pegou fogo nesta sexta-feira (28/7). Coluna de fogo e fumaça era vista por toda a cidade. Incêndio destruiu cabos, fiação e equipamentos. Moradores próximos saíram de casa com medo da torre cair. Bombeiros isolaram o local. Incêndio pode ter sido causado por fogo colocado em lote no fundo das instalações da torre. Ocorrência comprometeu funcionamento de celulares na cidade
Momento em que as chamas tomaram conta da torre (Foto de rede social)

A torre de telefonia instalada na Cruz do Monte, região central de Bom Despacho/MG, pegou fogo na manhã desta sexta-feira (26/7). O fogo começou embaixo e se alastrou rapidamente por cabos, fiação e partes inflamáveis da estrutura, chegando até a ponta da torre. Como ela fica na região mais alta da zona urbana, as chamas e a coluna de fumaça eram vistas de praticamente toda a cidade. Redes sociais repercutiram intensamente a ocorrência.

Assustadas com o incêndio, algumas pessoas que moram próximo da torre saíram de suas casas com medo da estrutura cair sobre elas. O portal iBOM compareceu no local. O cheiro de material queimado e a fumaça eram intensas. Até a publicação desta reportagem não havia confirmação dos danos causados, mas o incêndio comprometeu o funcionamento de telefones celulares na cidade. A torre atende a várias operadoras de telefonia.

Ação dos Bombeiros

Em pouco tempo o Corpo de Bombeiros chegou na Cruz do Monte. A primeira medida tomada pela corporação foi isolar a área e cortar o cadeado do portão de acesso às instalações na base da torre para entrar no local, que estava fechado. Havia muita fumaça saindo da base da torre.

Videorreportagem exclusiva com pouco mais de 1 minuto de duração traz imagens exclusivas da ação dos Bombeiros e dos estragos feitos pelo fogo nos equipamentos existentes na estrutura da torre. Assista clicando aqui.

Lá dentro, os Bombeiros vistoriaram o local e encontraram um equipamento em chamas na parte de trás do imóvel. Esse fogo foi extinto com pó químico. Como havia muita fiação elétrica ainda energizada no local, os Bombeiros não podiam jogar água para combater as chamas. O portal iBOM acompanhou o trabalho da corporação.

Após vistoriar as instalações, os Bombeiros descartaram risco de queda da torre. O fogo queimou cabos, fiação e equipamentos eletrônicos dentro da torre, mas não afetou a sua estrutura de metal. Havia risco apenas de queda de componentes queimados na parte de cima da torre.

Causas do incêndio

Depois de avaliar a situação, o sargento Fredy Camilo explicou ao iBOM que havia duas hipóteses para o incêndio. A primeira, um curto-circuito elétrico na fiação. A segunda, mais provável mas não confirmada, é que fogo ateado na vegetação seca atrás das instalações possa ter atingido a fiação e provocado um curto-circuito, iniciando o incêndio que queimou toda a parte elétrica até o alto da torre. Equipamentos e instalações elétricas existentes na base da torre estavam todos queimados.

Segundo o sargento, todos os anos, nesta época, acontecem incêndios na vegetação atrás da torre. Nos cantos do terreno há restos de lixo acumulado, possivelmente jogado de fora para dentro.

Após eliminar os focos de incêndio os Bombeiros aguardaram representantes da empresa responsável pela torre comparecer no local para fazer uma análise técnica e iniciar a recuperação das instalações. (Reportagem, fotos e vídeos: Portal iBOM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *