Zema recebe o projeto de levar água para o Rio Picão

 

Bertolino entregou ao Governador projeto executivo da obra que pretende transferir água do São Francisco para o Rio Picão. Objetivo é garantir abastecimento de Bom Despacho e Martinho Campos pelos próximos 50 anos e também ampliar área irrigada para produzir grãos na zona rural dos dois municípios.

Na manhã desta terça-feira (11/7), o prefeito de Bom Despacho, Bertolino da Costa, acompanhado de comitiva, entregou ao governador Romeu Zema o projeto estrutural da obra para fazer a transferência de águas do Rio São Francisco até o Rio Picão. O projeto foi entregue ao governador na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

O objetivo do chamado projeto de adução é garantir o abastecimento de água em Bom Despacho e Martinho Campos nos próximos 50 anos, bem como ampliar em até 15 mil hectares a área irrigada no vale do Rio Picão para produzir milho, feijão e soja. Esse aumento da produção de grãos pode gerar até 20 mil novos postos de trabalho na região, assegura Bertolino. A proposta foi idealizada pelo ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, que morreu no último dia 29 de junho.

Em busca de recursos

O projeto estrutural da obra, que está pronto, foi contratado pela Prefeitura de Bom Despacho. Sua execução está orçada em R$ 150 milhões. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, dia 30 de maio, Bertolino disse que Zema gostou do projeto e “vai ajudar na sua implementação”, com apoio de deputados, líderes empresariais e lideranças do agronegócio.

Segundo Bertolino, a Prefeitura trabalha com três opções para custear as obras: recursos de fundos de investimentos interessados em financiar o projeto que aumenta a produção de commodities como soja e milho; financiamento direto do BNDES e do BDMG e, por último, recursos de um consórcio de produtores e investidores que podem financiar o projeto apostando no aumento da produção de grãos em Bom Despacho e Martinho Campos.

Zema garantiu apoio à execução do projeto

Em agosto de 2022, quando esteve em Bom Despacho na abertura da 50ª Expobom, o governador Romeu Zema deu entrevista exclusiva ao Jornal de Negócios / Portal iBOM e falou sobre o projeto de transferência de águas do São Francisco para o Rio Picão.

Na entrevista, quando perguntado sobre o projeto de transferência de água do São Francisco para o Rio Picão – que estava sendo elaborado na época – o governador respondeu dizendo ter ficado “muito impressionado” com o projeto e confirmou “dar total apoio” à sua implementação. Zema ainda afirmou: “tudo que depender do Estado nós estaremos juntos. E até questão financeira, apesar das nossas dificuldades financeiras, o Estado tem o BDMG que pode estar contribuindo. Isso tudo, já deixei muito claro para as associações, para o prefeito Bertolino, que nós estamos à disposição para poder fazer aquilo que estiver ao nosso alcance”. (Reportagem Portal iBOM / Foto e vídeo: ASCOM PMBD)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *