Chico Ferramenta nunca desfez seus laços com BD
O bom-despachense ,que foi prefeito de Ipatinga/MG e deputado federal, morreu na terça-feira, 4 de julho
FERNANDO CABRAL – Chico Ferramenta, ilustre bom-despachense, morreu ontem aos 65 anos. Apesar de suas raízes bem fincadas em Bom Despacho, Chico provavelmente foi mais conhecido e reconhecido fora daqui. Jovem ainda iniciou sua carreira como líder sindicalista em Ipatinga, quando trabalhava na Usiminas.
Reconhecido por seu trabalho frente ao sindicato, em 1986 foi eleito como deputado estadual mais votado em Minas. Logo em seguida se candidatou e foi eleito prefeito de Ipatinga. Saiu da prefeitura de Ipatinga para ocupar o cargo de Deputado Federal por Minas Gerais. Depois retornou à prefeitura de Ipatinga para cumprir mais dois mandatos de prefeito.
Chico Ferramenta teve seus méritos reconhecidos por ter vencido as oligarquias tradicionais que governavam Ipatinga e também por causa das mudanças profundas que introduziu na administração pública municipal.
De alguns anos para cá Chico Ferramenta vinha apresentando constantes problemas de saúde. Nos últimos tempos internou-se várias vezes para cuidar de pneumonia, doença renal, dificuldades respiratórias. Infelizmente, não resistiu à última crise.
Demitido da Usiminas por sua luta política em prol dos trabalhadores, a história se lembrará de Chico Ferramenta principalmente pela revolucionária administração que implantou em Ipatinga no seu primeiro mandato como prefeito, nos anos 1989-1992.
Casado com a também bom-despachense Cecília Ferramenta, Chico nunca desfez seus laços afetivos e familiares com Bom Despacho. Ele deixa os filhos Frederico, Lucas e Wladimir. À família enlutada enviamos nosso profundo pesar pela perda. (Portal iBOM / Fernando Cabral é licenciado em Ciências Biológicas, advogado, auditor federal e ex-prefeito de Bom Despacho / Foto: Chico Ferramenta e a esposa Cecília / Arquivo)