Especialista faz palestra sobre pedofilia em Bom Despacho

 

Ocorrências de pedofilia aumentaram na cidade este ano. Segundo o promotor Casé Fortes, coordenador do movimento Todos Contra a Pedofilia, a maioria dos casos decorre de negligência da família. “Situação é grave e não podemos silenciar para o abuso contra crianças e adolescentes em Bom Despacho”, disse ao iBOM a coordenadora da Vigilância na cidade. Palestra será nesta segunda (8), às 14 horas, no CDL Acibom, e é aberta ao público.

O promotor de Justiça Carlos José e Silva Fortes – conhecido como Casé Fortes – faz palestra em Bom Despacho nesta segunda-feira (8/5) sobre combate e prevenção dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Casé Fortes é especialista em Direito Penal, curador da Infância e Juventude em Divinópolis/MG e coordenador nacional do movimento Todos Contra a Pedofilia. Em 2015, publicou o livro “Todos Contra a Pedofilia” (Arraes Editores, 352 páginas). Segundo Casé, ele percorreu mais de 300 mil quilômetros investigando casos de pedofilia em todo o Brasil para produzir o livro.

Numa entrevista dada ao G1, Casé Fortes disse que a maioria dos casos de pedofilia ocorrem dentro de casa e acontecem por negligência da família com as crianças e adolescentes. “O abusador quase sempre goza da confiança da família”, afirma. O especialista disse ainda que o medo de fazer a denúncia contribui para a impunidade dos pedófilos.

Casos de pedofilia crescem em BD

Em Bom Despacho, os casos registrados de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes estão crescendo. Segundo apurou o Portal iBOM, em 2022 houve 38 ocorrências. Já este ano, em apenas quatro meses foram registrados 30 casos.

A situação preocupa as autoridades de saúde do município. “A pedofilia é uma das causas externas de violência com que lidamos na Vigilância Epidemiológica”, disse ao Portal iBOM a enfermeira Júnia Sousa, gerente da unidade. Segundo ela, iniciativas contra a pedofilia são importantes “para que o abusador saiba que a sociedade não está em silêncio, que não podemos silenciar para o abuso contra crianças e adolescentes”.

A palestra desta segunda-feira faz parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde para reverter a situação. “Informação e conhecimento são a melhor maneira de prevenir e combater esse tipo de violência”, afirmou a psicóloga Tamara Bicalho (foto), secretária municipal de Saúde, em vídeo divulgado pela Prefeitura. De manhã, a partir das 9h00, a Secretaria de Saúde promove caminhada e blitz educativa na Praça da Matriz de Bom Despacho para alertar e conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir e denunciar os casos de pedofilia na cidade.

Veja também: Cartilha Todos Contra a Pedofilia (MPMG)

A palestra de Casé Fortes tem quatro horas de duração e será realizada no auditório do CDL Acibom, a partir das 14 horas, com entrada franca. O auditório tem capacidade para 170 lugares, dos quais 70 estão reservados para especialistas, profissionais de saúde e assistência social, autoridades de saúde, policiais e judiciárias. As outras 100 vagas são abertas ao público em geral.

Como as vagas são limitadas é importante se inscrever antes. Faça sua inscrição CLICANDO AQUI. Mais informações pelo telefone 3520-1602. (Reportagem Portal iBOM / Fotos arquivo Casé Fortes e PMBD)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *