Portal de entrada do 7° Batalhão foi demolido

 

O imóvel foi danificado por um caminhão que esbarrou na sua estrutura quando entrava na unidade. Laudo técnico apontou risco de desabamento do portal.

Na manhã desta quinta-feira (23) o portal de entrada do 7° Batalhão foi demolido. Conforme o Portal iBOM apurou, a demolição foi necessária porque a estrutura do local ficou abalada após ser atingida por um caminhão. Havia risco de desabamento. A demolição foi feita em poucos minutos por um trator.

O acidente que danificou a estrutura foi causado por um caminhão do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte. Na quinta-feira, 16 de março, após trabalhar a noite toda na contenção de um vazamento de combustível de carreta que tombou na BR-262, a equipe dos Bombeiros foi até o 7° Batalhão para reabastecer o veículo. Ao passar pela entrada, o caminhão, de grande porte, acabou esbarrando na coluna do portal e danificou sua estrutura.

Após o acidente, o comando do 7° Batalhão registrou a ocorrência e acionou a Perícia da Polícia Civil, que produziu um laudo pericial. De acordo com esse laudo, o impacto do caminhão provocou deslocamento da parte superior do portal, comprometendo sua estrutura e colocando em risco a segurança de pessoas e veículos que trafegam pelo local. Além de policiais militares e viaturas, todos os dias passam também pelo portal moradores da Vila Militar, transeuntes, estudantes da Escola Egídio Benício e do Colégio Tiradentes, bem como seus familiares.

O laudo da Polícia Civil atestando o comprometimento do portal foi enviado ao Conselho do Patrimônio Histórico do município, que então autorizou a demolição parcial da estrutura devido aos riscos para a segurança dos usuários. O portal é área protegida do patrimônio cultural do município.

Ouvida pelo Portal iBOM, a major Marianna Atatília, subcomandante da unidade, esclareceu que o portal será reconstruído observando os padrões arquitetônicos do complexo. Segundo a major, o projeto será feito por especialista em estruturas protegidas pelo patrimônio histórico. Contudo, ainda não há previsão de quando a obra será feita, porque o 7° Batalhão precisa captar os recursos financeiros para a construção.

A subcomandante lamentou o ocorrido, assegurou que o 7° Batalhão “valoriza e preserva o patrimônio histórico do complexo militar” e ressaltou para o Portal iBOM que a demolição visa “garantir a segurança das pessoas e o fluxo regular de veículos no local”. Ela concluiu dizendo que o 7° Batalhão fará “todos os esforços para a reconstrução do portal, que é um marco da unidade”. (Portal iBOM / Imagem de vídeo postado em rede social)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *