Tragédia: álcool e fogo deixam crianças de 3 e 5 anos queimadas
– Criança de 5 anos entrou em coma com corpo quase todo queimado
– “Nunca vi situação tão triste”, diz socorrista do SAMU ao Portal iBOM
– Mais velho se queimou tentando apagar fogo no corpo do irmãozinho
– As duas crianças deveriam estar na Escola, mas ficaram em casa
– Luta pela sobrevivência mobilizou equipes da UPA, SAMU e Bombeiros
– Aeronave dos Bombeiros passou a tarde empenhada nas transferências
Uma tragédia comoveu a cidade de Bom Despacho na manhã desta quarta-feira (9): dois irmãos de 3 e 5 anos de idade tiveram queimaduras gravíssimas ao manipular álcool perto de fogo. O acidente foi numa residência da avenida Governador Valadares, bairro São Vicente, por volta de 9h30m da manhã.
O SAMU chegou a ser acionado após o acidente. Mas antes da ambulância chegar no local vizinhos colocaram as crianças num carro e as levaram para a UPA. A criança maior deu entrada no hospital já inconsciente. Diante da gravidade do quadro das crianças, a equipe da UPA solicitou a transferência aérea de ambas para hospital especializado.
As primeiras informações eram que a criança de 5 anos teve 90% do corpo queimado. Mas conforme nota divulgada pelo SAMU no final da tarde da quarta-feira, ela teve queimaduras de 2º grau em 75% do corpo. Queimaduras de 2º grau são aquelas que atingem camadas mais profundas da pele. A criança menor teve 30% do corpo queimado.
Crianças foram transferidas por helicóptero dos Bombeiros
A expectativa era transferir as crianças para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, mas o hospital não tinha vaga disponível naquele momento. Por isso, elas foram levadas para o Hospital São João de Deus, em Divinópolis.
O helicóptero Arcanjo 2 do Corpo de Bombeiros veio para Bom Despacho buscar as crianças. Ele pousou no campo do 7° Batalhão trazendo uma equipe médica que foi dar apoio no atendimento das vítimas. A aeronave ficou parada por cerca de uma hora e meia aguardando a preparação dos meninos para serem transferidos.
O Portal iBOM acompanhou de perto a transferência da criança de 5 anos para o helicóptero, que a levou para o Hospital São João de Deus, em Divinópolis. A ambulância do SAMU chegou no 7° Batalhão às 14h10 com o menino em estado gravíssimo. Ele estava em coma, intubado e ligado a monitores. Em menos de 15 minutos foi colocado no helicóptero e, sob os cuidados da equipe médica dos Bombeiros, decolou rumo à Sala Vermelha do Hospital São João de Deus, em Divinópolis, na difícil e sofrida luta pela sobrevivência.
Nunca vi situação tão triste, diz socorrista
Durante a transferência, uma socorrista do SAMU disse ao Portal iBOM que trabalha há muito tempo nessa área e nunca viu uma situação “tão triste” como a que enfrentou hoje. Segundo ela, a criança teve grande parte do corpo queimado e inalou fogo e fumaça. As chamas atingiram também seus olhos e todo o rosto. Suas perninhas chegaram a ficar coladas uma na outra por causa das queimaduras. Durante o atendimento ela entrou em estado de coma devido à gravidade dos ferimentos.
Assista aos vídeos exclusivos do Portal iBOM mostrando a transferência aérea da criança.
Chegada da ambulância do SAMU com o menino para transferência aérea (CLIQUE AQUI)
Criança é retirada da ambulância e preparada para ser embarcada (CLIQUE AQUI)
Criança intubada é colocada no helicóptero pela equipe médica (CLIQUE AQUI)
Helicóptero decola com equipe médica levando criança para Divinópolis (CLIQUE AQUI)
Emocionada, a atendente do SAMU contou também ao Portal iBOM que a criança de 5 anos teve queimaduras nas mãos, braços e peito. “Parece que ele tentou apagar o fogo no corpo do irmão menor para salvá-lo”, afirmou com os olhos cheios de lágrimas.
O irmão menor, que teve cerca de 30% do corpo queimado, ficou na Santa Casa aguardando transferência. Por volta das 16h30 o helicóptero dos Bombeiros voltou novamente a Bom Despacho e o levou também para a Sala Vermelha do Hospital São João de Deus.
MORRE CRIANÇA DE 5 ANOS QUE TEVE O CORPO QUEIMADO (CLIQUE PARA LER)
No hospital estava todo mundo comovido, diz militar que atendeu ocorrência
Quando as duas crianças deram entrada na UPA com queimaduras gravíssimas, a Polícia Militar foi chamada e a guarnição comandada pelo sargento Sander Songrey foi até o local. “Quando chegamos no hospital estava todo mundo muito comovido com a situação das crianças. Uma cena muito triste”, afirmou o militar ao Portal iBOM. Diante da gravidade da situação, e por haver duas crianças como vítimas, a PM acionou o Conselho Tutelar, que mandou uma conselheira para acompanhar a ocorrência. Após a chegada do Conselho a guarnição do sargento Sander saiu à procura da mãe das crianças para levá-la ao hospital. Ela não foi encontrada em casa e pouco depois chegou na UPA.
De acordo com o sargento Sander, o pai das crianças é trabalhador rural autônomo. Ele relatou aos policiais que estava em casa com as crianças e que sua esposa tinha saído. O pai disse que teria dormido no sofá enquanto as crianças brincavam. Ainda de acordo com o relato feito por ele à PM, as crianças teriam pego a garrafa de álcool e causado o acidente com um fogareiro usado para esquentar a comida. O caso deverá ser investigado e apurado pela Polícia Civil. O Conselho Tutelar, por sua vez, fará um relatório da situação para o Ministério Público.
Na hora do acidente as crianças deveriam estar na Escola
Procurado pelo Portal iBOM, o Conselho Tutelar de Bom Despacho confirmou que a família das crianças já vinha recebendo acompanhamento. A família é natural da Bahia e estava morando em Bom Despacho desde o início do ano.
O Conselho Tutelar foi acionado meses atrás por vizinhos devido à negligência dos pais, que deixavam as crianças soltas na rua e sem frequentar Escola. O Conselho interviu, encaminhou as crianças para a Escola e inscreveu a família no CRAS.
A ironia é que nesta quarta-feira, no horário do acidente, as duas crianças deveriam estar na Escola. Ambas estudam em horário integral no CEMEI Dr. Hugo, onde recebem até 5 refeições por dia. Mas, conforme o Portal iBOM apurou com o Conselho, o pai das crianças informou que acordou tarde e por isso não levou os filhos para a Escola.
Se estivessem lá, essa tragédia não teria ocorrido. (Reportagem atualizada às 17h54 de 10.11.2022)
Conselho Tutelar de BD tem atendimento 24 horas
O Conselho Tutelar de Bom Despacho tem plantão 24 horas durante os 7 dias da semana. Em caso de haver criança em risco ou sob ameaça, basta denunciar pelo telefone 99106.1781 a qualquer hora do dia ou da noite. (Portal iBOM / Fotos e vídeos: Portal iBOM)