Mata do Batalhão: sonho vai tomando forma

 

Prefeito convidou grupo de ambientalistas para apresentar novo secretário municipal de Meio Ambiente e garantiu cercamento da Mata do Batalhão até dezembro.

ROBERTA GONTIJO TEIXEIRA – Como representantes do grupo SOS Mata do Batalhão, fomos convidados pelo Dr. Bertolino para uma reunião na sede da Prefeitura de Bom Despacho na tarde da terça-feira, dia 13/9. O objetivo do encontro foi apresentar o novo secretário municipal do Meio Ambiente, o advogado ambientalista Leandro Eustáquio de Matos Monteiro, e discutir questões referentes à criação e manutenção do Parque.

As pessoas presentes na sala, ideológica e politicamente, eram muito diferentes umas das outras. Provavelmente se iniciássemos alguns debates sobre assuntos diversos as opiniões seriam senão opostas, ao menos bem distintas. Mas no entanto estávamos todos ali, juntos numa mesma mesa, unidos pelo sonho de ver a imensa área da Mata do Batalhão – que ocupa 39 hectares do centro da cidade – preservada, cuidada, valorizada, mantida viva e verde para o deleite das próximas gerações.]

A reunião foi além das expectativas. O novo Secretário do Meio Ambiente nos pareceu técnico, engajado e disposto a colaborar. Falamos de sonhos, planos, plantios, tarefas já realizadas, projetos a serem implantados, natureza, vida. O prefeito Bertolino e o novo secretário Leandro nos garantiram o cercamento da Mata ainda para este ano e nos prometeram ajuda com ideias, máquinas e manutenção.

Não debatemos política ou ideologias. Tínhamos um sonho comum que para muitos já dura 20 ou 30 anos e se soma à energia e à vontade dos que se juntaram ao grupo há pouco. A mesa estava repleta de presença e vontade: Bertolino, Leandro, Coronel Nunes, Professor Tadeu, Robson, Malê, Júlio, Alcides, Juliana, Carolina, Saul, Alípio, Martinho, Elda e muitos mais que em momentos e ocasiões distintas lutaram para a preservação dessa área verde.

A pauta foi esgotada e a esperança renovada e concluída pela finalização do Robson: “essa história já dura há um tempo e, às vezes, fica difícil acreditar, mas a gente precisa sonhar e apostar que o sonho vai se tornar real”.

Precisamos também que a comunidade sonhe conosco, preserve, não jogue lixo, cuide e aprenda a amar o parque. Afinal, além das nascentes, fauna, flora, beleza e bem estar que ele pode trazer para toda a cidade, o Parque guarda parte da nossa história.

Que todos se interessem em conhecer, ajudar a construir e preservar o Parque Mata do Batalhão.
E que o nosso encontro na Prefeitura gere bons frutos.

Na foto acima, da esquerda para a direita, estão Alípio, Saul Pádua, Tadeu Araújo,Roberta (sentada), Robson Rocha, Malê, Bertolino, Leandro Eustáquio, Alcides, Juliana e coronel Nunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *