Samuel da Silva: um jovem correndo contra o tempo

 

Diagnosticado com câncer, Samuel precisa usar um medicamento que custa 22 mil reais para se curar. Ele está vendendo tudo que tem para conseguir o dinheiro.

Lúcio Emílio Júnior – Samuel Iago da Silva, meu ex-aluno da Escola Wilson Lopes do Couto (turno noturno), servente de pedreiro, 25 anos, é filho do nosso saudoso Claudinei da Silva (Cupim) e Claudimeire (Kaká), neto da dona Maria do Carmo Domingues (Marininha). Rapaz cheio de vida, bem humorado e trabalhador, viu recentemente sua vida virar de ponta cabeça.

No meio do ano passado, Samuel verificou que estava sangrando ao ir ao banheiro, bem como sentia dores nas pernas. Procurou vários médicos, mas não conseguiu detectar o que tinha. Pai de três filhos – Michel, Sofia e João Miguel -, ficou muito preocupado, mas não conseguiu um diagnóstico definitivo. Fez tratamento de hemorroidas e de tireoide, e mesmo assim, com grandes dificuldades financeiras. Ele, que sempre pesou mais de 80 quilos, passou a emagrecer muito.

Samuel, sem conseguir trabalhar, teve dificuldades para pagar os inúmeros exames, dentre os quais oito ou nove lavagens intestinais. Sua esposa Ana Cláudia é que está mantendo a casa.

Um cirurgião, Dr. Charles, desconfiou da gravidade do problema e identificou um câncer no reto. Dr. Charles conseguiu obter sua colonoscopia gratuita. Isso foi em dezembro. Samuel contou que graças ao Dr. Charles procurou a ACCOM (Associação de Combate ao Câncer do Oeste de Minas), onde foi acolhido e passou a fazer quimioterapia. Samuel, no entanto, continua a lutar, animado por seus filhos e por sua esposa Ana Cláudia.

A esperança de Samuel hoje é um remédio. O remédio que Samuel está precisando tem grande chance de diminuir seu câncer. Quanto mais ele demora, mais seu câncer cresce. Ele já pediu para a Prefeitura, bem como para o Ministério Público, depois o SISU, mas não conseguiu. Agora ele está com uma advogada, pois precisa do remédio o mais rápido possível. Ana Carolina, sua advogada, filha do Ronilson, está ajudando-o e não está lhe cobrando nada. Samuel está vendendo tudo o que tem, correndo contra o tempo, disse-me ele, entre lágrimas. O remédio chama-se Cetuximabe 500mg e é de uso contínuo. O drama é que o remédio é caro. Samuel tem tido muito ajuda da ONG Metástase do Amor. Rosa, sua prima, organizou um evento beneficente recente, bem sucedido, mas Samuel não conseguiu tudo. O custo do remédio é de R$ 22.000,00 e ele precisa comprá-lo com frequência. A sua médica já está cobrando o seu uso após sua quimioterapia. Para quem puder ajudar com qualquer valor, o pix do Samuel é samuel.bd38@gmail.com. (FOTO ACIMA: Samuel com a família e voluntárias da Metástase do Amor)

Lúcio Emílio do Espírito Santo Júnior é filósofo, professor e escritor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *