Bom Despacho em alerta com a Varíola dos Macacos

 

Prefeitura confirmou primeiro caso da doença na cidade

A Prefeitura de Bom Despacho confirmou nesta quarta-feira (3) o primeiro caso de Varíola dos Macacos num morador da cidade. O paciente é um homem de 42 anos, que vinha sendo monitorado desde a semana passada. A confirmação da doença foi feita por meio de exame realizado pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED), instituto de ciências biológicas e tecnologia localizado em Belo Horizonte que é referência no Brasil.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito Bertolino da Costa informou que o paciente está em casa e vem sendo monitorado pelas equipes de saúde da Prefeitura. Destacou também que as equipes de saúde do município “estão preparadas para atender aos casos suspeitos e confirmados dessa doença”.

Causa

A Varíola dos Macacos é causada por um vírus. Seus sintomas vão de duas a quatro semanas. A transmissão da doença ocorre por via sexual e pelo contato direto com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas contaminadas ou objetos infectados. Profissionais da saúde, membros da família, parceiros e parceiras têm maior risco de contaminação.

Sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da Varíola dos Macacos são febre súbita e intensa, dor de cabeça, náuseas, fraqueza e cansaço. Aparecem ínguas e feridas pelo corpo, especialmente na região do pescoço, nas axilas e próximo aos órgãos genitais.

Apesar de tudo, a Varíola dos Macacos causa baixa mortalidade. Os maiores afetados são pessoas que já possuem problemas de saúde. Higienização das mãos e evitar contato com pessoas contaminadas é a melhor forma de prevenir a doença (iBOM / Foto ilustrativa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *