Mulher dá à luz na Praça da Matriz, dentro de ambulância do SAMU
“Eu sou mãe e uma situação dessa me toca muito. O sentimento maior é de gratidão. Deus colocou essa ocorrência no meu caminho porque sabia que eu daria conta dela. Sei que nossa equipe fez uma grande diferença na vida dessa mulher”, contou ao iBOM a técnica de enfermagem que realizou o parto.
Uma equipe do SAMU fez um parto na Praça da Matriz de Bom Despacho na manhã desta quinta-feira (21). A criança – uma menina, chamada Sofia – nasceu dentro da ambulância porque não houve tempo de chegar na Santa Casa.
A ocorrência teve início às 7h19, quando o SAMU foi chamado para atender a uma mulher em trabalho de parto no bairro São Vicente. “Nossa equipe pegou o plantão às 7 horas. Esse foi o primeiro atendimento que fizemos e marcou muito o nosso dia”, afirmou ao iBOM a técnica de enfermagem Roseane Priscila Faríades, 34 anos, que fez o parto junto com o técnico de enfermagem Renato Júnior e o condutor socorrista Dênis Costa.
Roseane contou ao iBOM que a equipe chegou na residência e encontrou a mulher sentada do lado de fora, sentindo contrações e muita dor. Ela estava na companhia apenas da vizinha, que tinha acionado o SAMU.
“Na hora avaliamos a mulher, constatamos que ela já estava em trabalho de parto e a colocamos na ambulância. No trajeto até o hospital fiz outra avaliação e vi que a criança estava nascendo. Não havia mais tempo de chegar na maternidade. Então paramos a ambulância na Praça da Matriz, desligamos a sirene e fizemos o parto. Muitas pessoas rodearam a ambulância para saber o que estava acontecendo. O atendimento durou cerca de 10 minutos. Sofia nasceu às 7h46m. A primeira coisa que fiz foi coloca-la no peito da mãe. Depois disso seguimos para a Santa Casa”, contou emocionada ao iBOM>
Roseane tem uma filha, mora em Moema e trabalha no SAMU desde 2017, quando o serviço foi implantado na região. Ficou dois anos atuando na base de Nova Serrana e há 3 anos veio para Bom Despacho.
Ainda emocionada com o ocorrido, Roseane disse ao iBOM que o atendimento foi muito gratificante para ela e toda a equipe. “No SAMU a gente pega muita coisa negativa, muita coisa triste, acidentes, mortes. Uma ocorrência que marca pelo lado positivo como essa me deixa até sem palavras para dizer o quanto é bom. Eu sou mãe e uma situação dessa me toca muito. O sentimento maior é de gratidão. Deus colocou essa ocorrência no meu caminho porque sabia que eu daria conta dela. Sei que nossa equipe fez uma grande diferença na vida dessa mulher”, concluiu emocionada. (iBOM / Foto: SAMU)