Uso de máscara volta a ser obrigatório em unidades de saúde
Em apenas dois dias, casos confirmados de Covid em Bom Despacho saltaram de 238 para 326
Decreto publicado nesta quarta-feira (13) torna obrigatório o uso de máscaras em todos os serviços de saúde públicos e privados de Bom Despacho. A medida, veiculada no Diário Oficial do município, “se faz necessária para proteger pacientes e profissionais da saúde de doenças respiratórias”, informou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Entre essas doenças respiratórias está a Covid, que, segundo a secretária municipal de Saúde, Tamara Bicalho, apresentou “aumento considerável de casos nos últimos dias”.
Falando ao iBOM no início da noite de hoje, Tamara disse que o sistema municipal de Saúde registrou “aproximadamente 40 casos confirmados de Covid por dia em Bom Despacho”. Na segunda-feira, dia 11, eram 238 casos confirmados; hoje, quarta-feira, o número já subiu para 326 casos.
Ainda segundo Tamara, o que mais “motivou a volta da obrigatoriedade” é que os pacientes estavam indo às unidades de saúde sem máscara e se recusando a colocá-la no local. “O maior número de queixas veio da Santa Casa. A pessoa chegava no PA com sintomas gripais e sem a máscara”, disse ao iBOM. “Por isso a gente tomou essa decisão de voltar com a obrigatoriedade, porque a recomendação do uso de máscara sempre existiu” – e não vinha sendo cumprida.
O Decreto 9.501, publicado nesta quarta (13), torna obrigatório “o uso de máscara de proteção para circulação e permanência de pessoas nas áreas destinadas aos serviços de saúde (hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas, etc), em espaço público ou privado, aberto ou fechado”. (iBOM / Imagem ilustrativa)