Bom Despacho ganha novo CAPS AD
Nova unidade de saúde vai atender dependentes de álcool, crack e outras drogas
A Prefeitura inaugurou nesta quarta-feira (18/5) o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Bom Despacho. Ele foi instalado na rua Geraldo do Totonho, esquina com rua Leopoldina, bairro São Geraldo. A nova unidade de saúde recebeu o nome da psicóloga e ex-servidora Ângela Maria Ferreira, já falecida, “que sempre lutou pelo bem dos nossos pacientes”, destacou o prefeito Bertolino da Costa durante a inauguração.
A secretária de Saúde, Tamara Bicalho, explicou ao iBOM que o CAPS AD oferece atendimento especializado para crianças, adolescentes e adultos que sejam dependentes de álcool, crack e outras drogas e queiram se tratar. Não é necessário agendamento prévio. A unidade acolhe usuários em crise por consumo ou abstinência de álcool e drogas, oferece consultas individuais e em grupo. Além disso, também realiza atividades para reinserir o paciente na sociedade.
Sua equipe é composta de 3 psicólogos, 1 psiquiatra, 1 médico, 1 assistente social, 1 técnico de enfermagem e 1 terapeuta ocupacional. “O CAPS AD fica de portas abertas de segunda a sexta-feira das 7h00 às 17h00. À noite e nos finais de semana, se houver necessidade de assistência, o dependente deve ser levado ao PA. Lá ele receberá atendimento e será colocado num dos 9 leitos psiquiátricos que ficam disponíveis na Santa Casa”, disse Tamara.
Falando ao iBOM, o prefeito Bertolino da Costa disse que a criação do CAPS AD “traz mais esperança e apoio para dependentes químicos em Bom Despacho”, que agora passam a receber atendimento especializado. “É mais um serviço implantado para cuidar da nossa população”, afirmou. Bertolino destacou a importância da nova unidade lembrando que “nos últimos anos houve crescimento dos casos de dependência química, especialmente devido à pandemia de Covid-19”.
Inauguração teve discursos emocionados
A solenidade de inauguração do CAPS BD foi marcada por discursos emocionados. Dalva Mesquita e Geralda Santos, moradoras do bairro São Vicente e mães de dependentes químicos, falaram das suas experiências e da luta diária para cuidar dos filhos e “evitar que a família seja destruida”. Ambas são integrantes do grupo Semeando no Campo, fundado há 7 anos no São Vicente e formado hoje por 15 mães de dependentes de álcool, crack e outras drogas.
A psicóloga Mariana Ferreira – filha da psicóloga Ângela Ferreira, que deu nome à unidade – agradeceu a homenagem à sua mãe e reafirmou a importância da criação do CAPS BD em Bom Despacho para acolher e tratar os dependentes químicos da cidade.
A secretária de Saúde, Tamara Bicalho, explicou como funciona a estrutura de atendimento da saúde mental da cidade. Disse ter ficado comovida com os relatos das mães Dalva e Geralda, do Grupo Semeando no Campo, e arrematou: “agora temos unidade de atendimento especializado para atender esses casos e apoiar essas famílias”.
Citando situações e casos com que lida na igreja a que pertence, o vereador Pastor Alex afirmou que o CAPS AD é “um sonho”. Segundo ele, tratar a dependência química evita que os quadros de saúde se agravem e diminui até as internações e usos de leitos na Santa Casa. “O CAPS BD é um centro de referência que pode abarcar todos os trabalhos [de tratamento de dependentes químicos] existentes na cidade”, afirmou.
O prefeito Bertolino disse que a inauguração do CAPS AD é “um dia extremamente feliz” porque a unidade oferece tratamento humanizado para dependentes químicos. “Álcool e drogas não destroem só o usuário, eles corroem a família”, afirmou. Bertolino também elogiou as “mães guerreiras” do Grupo Semeando no Campo “que não se entregam” diante das dificuldades.
A solenidade foi encerrada com apresentação do Coral Cantando a Vida, formado por dependentes em tratamento na rede municipal de saúde (Fotos: iBOM).