Escolas em horário integral cuidam dos alunos o dia todo
Hoje, 3 escolas do município já oferecem o horário integral para alunos de 6 a 10 anos de idade: Coronel Praxedes, Flávio Cançado e João Dornas. Nelas, os alunos entram às 7h e saem às 17h10m.
Durante as mais de 10 horas que ficam na Escola os alunos recebem 4 refeições: café-da-manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Depois do almoço os alunos têm horário de descanso de 40 minutos. Cada criança recebe um colchão para se deitar se quiser.
Toda a alimentação servida nas escolas municipais é balanceada e controlada por nutricionistas. Atualmente, quase metade (47%) dos alimentos servidos aos alunos são comprados de produtores familiares de Bom Despacho.
Dever de casa
Como ficam o dia inteiro na escola, os alunos do horário integral não levam dever para casa. As tarefas são feitas na própria escola, com acompanhamento de professores. “O tempo de casa deve ser usado para convivência com a família”, ressalta Márcio.
Além das aulas de Inglês, Educação Financeira e Diversidade Cultural – os alunos do horário integral também recebem aulas de Tecnologia Digital, Xadrez, Ioga, Muay Thai e Futsal. “Essas aulas são ministradas por professores especializados”, ressalta Márcio.
Todos os alunos participam de encontros semanais com psicólogos. Nesses encontros são tratadas questões como disciplina, relação entre colegas, respeito ao professor e à família, direitos humanos e outros temas.
Escola Flávio Cançado: resultados atraem interesse das famílias
A Escola Flávio Cançado, que tinha 241 alunos matriculados no regular e 143 no integral no dia em que essa matéria foi produzida, é um bom exemplo dos ganhos trazidos pela educação em horário integral na rede municipal. – o chamado projeto Integrar.
Para implantar o ensino em horário integral, a Escola – localizada no prédio do antigo CAIC – foi remodelada e ampliada. Até a Secretaria da Educação, que funcionava no local, foi levada para outro endereço. As mudanças feitas dobraram o número de salas para comportar as novas turmas.
“Nas últimas semanas, muitas famílias estão procurando a Escola interessadas em migrar seus filhos do ensino regular, de meio período, para o ensino integral, o dia todo. As famílias estão vendo na prática os benefícios e bons resultados alcançados pela escola pública”, concluiu Márcio (iBOM / Fotos: Secretaria Educação).
Pingback: Educonecta leva tecnologia digital para a sala de aula - iBom
Pingback: As grandes mudanças na Educação de BD - iBom