Notificações de Covid explodem na cidade
De 1° a 20 de janeiro Bom Despacho registrou 1.116 notificações de Covid. Desse total, 494 testaram positivo e 568 deram suspeito. Apenas 54 casos foram descartados.
Para se ter uma ideia do aumento de casos na cidade é só comparar este número com o mês de dezembro, quando foram confirmados apenas 4 casos de Covid em Bom Despacho. A informação foi passada ao iBOM pela secretária de Saúde, Tamara Bicalho.
Segundo autoridades de saúde, a explosão das notificações de Covid – não só em Bom Despacho mas por todo o país – está ocorrendo devido ao espalhamento do vírus nas celebrações de fim de ano.
E a expectativa da Secretaria de Saúde é de piora no quadro. “Acreditamos que nos próximos 15 a 20 dias dobre o número de notificados”, afirmou Tamara. Essa projeção, conforme a Secretária, leva em conta “o cenário das cidades do entorno e de todo o país”.
Até o momento a Secretaria Municipal de Saúde não recebeu os resultados do rastreamento do vírus. “Embora não tenhamos confirmado a variante Omicron, os casos recentes estão bem característicos e sabemos que ele é um vírus com alto poder de contaminação”.
Apesar disso, as autoridades de saúde são quase unânimes em afirmar que o avanço da vacinação evitou quadros graves da doença.
Fatores que ajudam a conter a disseminação do vírus são usar máscara, higienizar frequentemente as mãos e evitar aglomerações.
Atendimento Covid nas UBS
Por causa do aumento das notificações, a partir desta sexta-feira (21/01) todas as UBS de Bom Despacho voltam a ter atendimento de Covid. Veja abaixo os horários de atendimento de Covid em cada uma.
Além das UBS, a Unidade Sentinela (Rua Fortaleza, 225 – Aeroporto) também atende pessoas com sintomas gripais de 8h às 17h.
Em caso de sintomas gripais muito fortes ou se as UBS estiverem fechadas a pessoa deve procurar diretamente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
- HORÁRIO DE ATENDIMENTO COVID nas UBS (a partir de 21/01)
- UBS Ana Rosa = 07h às 11h e 13h às 17h
- UBS Babilônia = 07h às 11h
- UBS Dr. Genésio = 07h às 11h
- UBS Dr. Hugo = 07h às 11h e 13h às 17h
- UBS Dr. Miguel = 07h às 11h e 13h às 17h
- UBS Esplanada / Vila Gontijo = 07h às 11h e 13h às 17h
- UBS Fátima / Ozanan = 07h às 11h e 13h às 17h
- UBS Jardim América = 07h às 11h e 13h às 17h
- UBS JK / Santa Marta = 07h às 11h e 13h às 21h
- UBS Rosalina Teodora (Engenho) = 07h30 às 16h
- UBS Rosário = 07h às 11h e 13h às 17h
- UBS São Bento (Rosário 2) = 07h às 11h
- UBS São José = 07h às 11h e 13h às 17h
- UBS São Vicente / Aeroporto = 07h às 11h e 13h às 21h
Crianças já estão sendo vacinadas
Começou nesta quinta-feira (20/1) a vacinação infantil na cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, a primeira criança a receber a dose da vacina em Bom Despacho foi Alice (foto), de 10 anos, moradora do bairro Alvorada.
Nesta primeira etapa serão vacinadas crianças com idade entre 5 e 11 anos que tenham alguma comorbidade – doença ou agravo que as tornem mais vulneráveis às complicações da doença.
Na segunda etapa será a vez das crianças quilombolas de 5 a 11 anos. Depois virão as crianças de 5 a 11 anos que não tenham comorbidades.
Para comprovar a comorbidade é necessário apresentar atestado, relatório ou receita médica.
Especialista faz alerta
Em vídeo, o médico pneumologista Humberto Paula e Silva alerta sobre a importância de tomar todas as doses da vacina. Segundo ele, há pessoas que não tomaram ainda a primeira e a segunda dose. “É importantíssimo que essas pessoas se vacinem”. Já a terceira dose será aplicada quatro meses após a segunda. “Somente com grande percentual da população vacinada iremos conseguir combater e controlar a Covid” (iBOM) / Fotos: PMBD