Lixo entope bueiros da cidade

> Prefeitura está limpando bueiros para evitar alagamentos

Desde novembro a Prefeitura está limpando os 749 bueiros existentes nas ruas de Bom Despacho. O trabalho visa evitar acúmulo de água e alagamento de vias públicas da cidade.

Até o dia 20/12, quando essa matéria foi produzida, 216 bueiros já tinham sido abertos e limpos.

De acordo com o gerente Rodrigo Augusto da Costa Leles, o Chapola, responsável pelo trabalho, foram retirados de 60 a 70 kg de lixo, terra e entulho de cada bueiro. “Alguns estavam totalmente entupidos e não davam mais vazão à água”.

Dentro dos bueiros entupidos os agentes estão encontrando lixo, barro, sacolas plásticas, restos de material de construção e outros objetos. “O que mais tem é garrafas PET e material de construção carregado pela enxurrada. Mas já retiramos até pedaços de guarda-roupas”, destaca Chapola.

Rodrigo disse estar chocado com a situação. “Depois que a gente toma conhecimento de tanto lixo dentro dos bueiros fica fácil entender os alagamentos e a importância da limpeza das ruas, de descartar lixo no lugar certo e não deixar material de construção em via pública”, afirmou.

Jogando lixo no bueiro

Flagrante de funcionária de condomínio jogando lixo no bueiro
Rodrigo: “o que mais tem é garrafa PET e material de construção”

O próprio Chapola gravou uma demonstração de descaso e falta de cuidado. Na avenida São Vicente, região central da cidade, às 8 horas da manhã, uma faxineira juntava o lixo do passeio em frente às lojas do prédio onde trabalha e jogava dentro do bueiro. “Quando eu passei pelo local e vi a mulher jogando o lixo no bueiro, dei a volta no quarteirão e filmei a cena”, diz Chapola. Depois ele encaminhou o vídeo para o síndico do condomínio, que se comprometeu a advertir e orientar a funcionária para que ela não faça mais isso.

Sem alagamento

Um exemplo de como a limpeza dos bueiros evita alagamentos pode ser visto na avenida Prefeito Geraldo Simão (antiga Amazonas), no Jardim dos Anjos. A parte mais baixa da avenida, perto da rotatória, fica sempre alagada quando chove mais forte. Após a limpeza dos bueiros naquele trecho, a água voltou a escorrer pela tubulação e não alagou mais a pista (iBOM) / Fotos: PMBD e arquivo pessoal Chapola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *