Colégio Tiradentes: 1° lugar em Olimpíada de Matemática
O Colégio Tiradentes de Bom Despacho ficou em 1° lugar geral na Olimpíada de Matemática Financeira – OBMF 2021, competição nacional promovida pela Seleta Educação. Segundo a instituição, sediada em Fortaleza/CE, o objetivo da olimpíada é “fomentar boas práticas de administração das finanças pessoais” e promover “a disseminação e a democratização do uso inteligente do dinheiro”.
Podem participar da olimpíada estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série Ensino Médio das redes pública e privada. Do Tiradentes competiram 407 alunos matriculados nessas séries.
O resultado foi divulgado na última segunda-feira (22/11). Das 35 Escolas medalhistas, cinco são públicas e 30 particulares. Os alunos do Colégio Tiradentes conquistaram 32 medalhas – 3 de Ouro, 12 de Prata e 17 de Bronze.
O bom resultado repercutiu no Colégio. O capitão Afonso Alves da Silva, comandante do Tiradentes, disse ao Jornal de Negócios que todos os anos a Escola participa de vários projetos no país “visando aprimorar o conhecimento e a experiência dos alunos, bem como estimular a competitividade entre eles. No caso, foi um aprendizado a mais para o currículo dos estudantes, que se sentiram prestigiados perante as demais escolas”.
A diretora pedagógica da instituição, Gisele Soares de Araújo, afirmou para o Jornal que o resultado alcançado pela Escola “destaca sua qualidade do ensino e o potencial dos estudantes, estimulando seu interesse por uma disciplina tão importante quanto a Matemática”.
Gisele contou que antes da olimpíada os professores de Matemática da Escola se reuniram, trocaram informações e desenvolveram atividades relacionadas ao tema. “Eles prepararam os estudantes e incentivaram sua participação na OBMF”, afirmou. A equipe é formada pelos educadores Márcia Lopes, Marília Costa, Quele Martins, Rosimar Soares e Simone Campos.
Os estudantes medalhistas do Tiradentes
NÍVEL 1 (6º e 7º ano do Ensino Fundamental)
Luísa Vasconcelos Resende Reis = Ouro
Luís Fernando de Araújo Rufino = Ouro
Miguel Gontijo Freitas de Oliveira = Ouro
Ana Clara Marques Gontijo = Prata
Beatrice Gabriela Araújo Santos = Prata
Caio Augusto Rodrigues Cunha = Prata
Gabriel Gontijo Coimbra = Prata
Heitor Martins Ferreira = Prata
Henrique Queiroz Cançado Silveira = Prata
Letícia Simões Gontijo = Bronze
Allan Luis Alves Araújo = Bronze
Anabelle Araujo Alves = Bronze
Heitor Assis Azevedo Silva = Bronze
Henrique Pessoa Lima = Bronze
Luís Henrique Alves de Sousa = Bronze
Matheus Maximus Miragaia Borges = Bronze
Miguel Eduardo Santos Teixeira = Bronze
Pedro Henrique dos Reis Souza = Bronze
NÍVEL 2 (8º e 9º ano do Ensino Fundamental)
Jonas Henrique Maciel Silva = Prata
Lucas Miguel de Mesquita = Prata
Thiago Araújo de Assis = Prata
Yasmin Helena Costa Araújo = Prata
Ana Beatriz Assis Morais = Bronze
Bruno Guilherme Pinto Corsino = Bronze
Carlos Eduardo Campos de Oliveira Freitas = Bronze
Miguel Oliveira Pinto Cunha = Bronze
Tamires Cristina Luiz De Moura = Bronze
NÍVEL 3 (Ensino Médio)
Felipe César De Souza = Prata
Gustavo Eustáquio dos Santos = Prata
Felipe Luís Santos Mota = Bronze
Henrique Gontijo Saldanha = Bronze
Luís Otávio Síncero Quirino = Bronze
Por quê uma Olimpíada de Matemática Financeira?
O descontrole financeiro, decorrente da falta de educação financeira, causa enormes transtornos para pessoas, famílias, empresas e, consequentemente, para o país. Assim, problemas financeiros e o superendividamento são causas frequentes de brigas em famílias e até causa divórcios.
Pessoas endividadas tendem a ter mais problemas também no trabalho, com dificuldades para se concentrar, porque estão esgotadas com os problemas financeiros. Isto acaba gerando doenças, acidentes de trabalho e até mesmo pedidos de demissões, para poder retirar as verbas rescisórias.
Isso prejudica empresas, que perdem funcionários e todo o investimento feito em treinamento. Assim, é consenso que o brasileiro tem baixa educação financeira e baixa cultura de investimentos, sendo prejudicial para ele mesmo e para o país.
Segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as escolas precisam ter a Educação Financeira como item em sua grade curricular. Contudo, esse tópico não precisa ser uma matéria propriamente dita. Todavia, o tema deve aparecer ao menos como assunto transversal em outras matérias, projetos, competições etc.
Especialistas acreditam que é necessário que desde jovens as pessoas tenham acesso a esse assunto. Vale ressaltar, que com o avanço de Bancos Digitais, PIX e outras modernidades, nunca foi tão importante saber como lidar com o dinheiro, entender sobre investimentos e até mesmo como traçar um planejamento de longo prazo, incluindo a aposentadoria. (Texto: Seleta Educação)