Engenho tem alto índice de mosquito da dengue

LEVANTAMENTO ACHOU FOCOS DO MOSQUITO EM 8,2% DOS IMÓVEIS DO DISTRITO

É alto o risco de ocorrer epidemia de dengue no Engenho do Ribeiro. Levantamento do índice de infestação (LIRa) feito dias 23 e 24 de fevereiro mostrou que 8,2% dos imóveis do distrito possuem focos do mosquito Aedes aegypti.

Segundo o Ministério da Saúde, o máximo tolerado é 1%. Quanto mais elevado for esse índice, maior é o risco de ocorrer epidemia de dengue, Chikungunya e zika na comunidade. A Prefeitura definiu como “alarmante” a situação do Engenho.

O LIRa mostrou que a maioria dos focos do mosquito no distrito foi encontrada em caixas d’água no chão, tambores, bebedouros de animais, baldes, vasos de plantas, ralinhos, pneus, lonas, pias, tanques de cimento, garrafas, latas e sacolas plásticas.

Uma servidora da Saúde ouvida pelo IBOM disse que no Engenho muitas famílias possuem animais em suas propriedades. Entretanto, muitas apenas trocam a água do bebedouro sem tomar o cuidado de esfregar o recipiente com uma bucha para retirar ovos do mosquito. Com isso, esses ovos ficam aderidos nas bordas do bebedouro e continuam gerando novos insetos.

De acordo com o gerente da Vigilância Epidemiológica do município, Fernando Júnior, “é preciso que os moradores (…) esfreguem bem com água e sabão os bebedouros de animais antes de trocar a água, recolham os materiais descartáveis, guardem os materiais que têm utilidade em local coberto para que não acumulem água da chuva”. Outra medida importante é tampar e vedar caixas e depósitos de água. “Precisamos da colaboração de todos nesse combate”, diz Fernando. (Foto: Arnaldo Silva / Internet)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *