Bombeiros escalam torre da igreja da Vila Militar

Na terça-feira (2) os Bombeiros subiram na torre da Igreja de Santa Efigênia, na Vila Militar, para inspecionar a cruz fixada no alto daquela estrutura. A operação teve três objetivos: avaliar as condições de acesso ao cume da torre, verificar o estado de conservação da cruz e, também, servir de treinamento para a guarnição empenhada na tarefa.

“Fomos dar apoio à Paróquia Militar para ver as condições em que se encontrava o acesso à cruz, bem como o estado de conservação da mesma, para que a Paróquia possa contratar uma empresa especializada” que execute os reparos na cruz, informou o tenente Guilherme Dinelli.

Segundo informou ao IBOM o sargento Dinelli, os Bombeiros habitualmente não fazem esse tipo de serviço, “pois precisamos ficar de prontidão para atender as emergências”. Entretanto, nesse dia havia uma guarnição a mais para atender ocorrências no quartel de Bom Despacho, o que possibilitou o deslocamento da equipe para escalar a torre.

E escalar é mesmo o termo apropriado. Até certo ponto da torre existe uma escada interna. Mas o acesso à parte mais alta da estrutura é feito por fora, usando escada e ganchos metálicos chumbados na estrutura – chamados de escada de marinheiro.

De acordo com o sargento Dinelli, a estrutura de acesso ao alto da torre está firme, mas o trabalho em altura exige conhecimento e traz risco para quem o executa.

A reforma, a ser feita pela paróquia, deverá, segundo publicou a radioweb Central FM10, restabelecer a iluminação da cruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *