Sebrae mostra estudo para fazer derivação no Rio São Francisco

OBJETIVO É CAPTAR ÁGUA DO RIO SÃO FRANCISCO E JOGAR NO RIO PICÃO

O Sebrae Minas apresentou em Bom Despacho dia 15/12 os resultados do Zoneamento Ambiental e Produtivo (ZAP) feito nas áreas do Rio Picão e do Córrego dos Machados. A apresentação foi feita no Parque de Exposições, com transmissão ao vivo pela Internet.

O ZAP é a primeira etapa do projeto que prevê a derivação de 4 metros cúbicos de água por segundo do Rio São Francisco para o Rio Picão com o objetivo de aumentar a área irrigada e a produção agropecuária no município. O zoneamento mede a disponibilidade hídrica da área, seu uso e ocupação, bem como indica se há necessidade de revegetação.

Segundo o prefeito Bertolino da Costa, a derivação “pode mudar o futuro do município”. Em entrevista ao Jornal de Negócios, o prefeito afirmou que “com mais água será possível expandir a área irrigável no seu entorno e produzir milhares de toneladas a mais de grãos. Trará uma riqueza enorme para o município através do agronegócio, gerando milhares de empregos diretos e indiretos e impulsionando o desenvolvimento de Bom Despacho”.

Leonardo Mól, gerente regional do Sebrae Minas, destacou que o zoneamento ajuda a identificar aptidões e atividades econômicas do vale do Rio Picão e do córrego dos Machados.

Participam da apresentação do ZAP o ex-ministro Alysson Paulinelli, idealizador do projeto, Roberto Simões presidente da FAEMG e do Sebrae Minas, Ana Valentini, secretária de Agricultura de Minas Gerais, Carlos Melles, presidente do Sebrae nacional, o advogado Kleverson Mesquita representando o prefeito Bertolino da Costa, Patrick Brauner Resende, presidente do Sindicato Rural e Jacques Gontijo Alvares, produtor rural e ex-presidente da Itambé.

O evento foi promovido pelo Sebrae em conjunto com Prefeitura Municipal, Sindicato Rural de Bom Despacho, Sicoob Credibom e Cooperbom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *